Ir para o conteúdo principal

Sobre o Espaço Vital

Foto de Marco Antonio Birnfeld

"Decepcionado com o crescimento jurisdicional da estagiariocracia"

Marco Antonio Birnfeld, o conselheiro mais antigo em atividade na OAB-RS (primeiro mandato a partir de 1º.1.2004), reeleito em 30 de novembro de 2018, neste 2019 atinge 16 anos de exercício contínuo no cargo. É reconhecido como “um conselheiro independente”.

Em seus assentamentos na OAB gaúcha tem vários louvores por trabalhos em favor da classe advocatícia e da entidade.

Abandonou a advocacia contenciosa em 2012, decepcionado com "o crescimento jurisdicional da estagiariocracia". Desde então, mescla suas residências: Porto Alegre (RS), Itajaí (SC) e ultimamente no Rio de Janeiro (RJ). Desloca-se por causa das questões climáticas; por razões de saúde, evita o clima gaúcho no inverno.

Integrou (1969/1975) a equipe da TV Difusora de Porto Alegre (atual Band) que, em fevereiro de 1972, gerou a primeira transmissão de tevê a cores no Brasil.

Nos anos seguintes, ganhou dois "Prêmios Associação Rio-grandense de Imprensa", ao produzir, em cores, o compacto de cirurgia cardíaca (que durou seis horas) em que uma criança de dois anos teve que ser congelada; e a primeira operação cesariana exibida na tevê brasileira.

É jornalista laureado do Jornal do Comércio (RS) - onde atua desde outubro de 1969 - primeiro com uma coluna sobre rádio e tevê; e a partir de 1972 como titular da edição impressa do Espaço Vital. Criou o Espaço Vital na Internet em setembro de 2000.

Quando o movimento ´OAB Mais´ venceu as eleições da OAB-RS em novembro de 2006, foi o criador do Jornal da Ordem. Titular, que era, do domínio www.jornaldaordem.com.br , Marco Antonio – alguns meses depois - transferiu graciosamente, à entidade, os respectivos registros de que era detentor.