Ir para o conteúdo principal

Edição de terça, 5 de julho de 2022.
(Próxima edição: sexta dia 8.)

Judiciário ótimo... ou péssimo?



Arte EV

Imagem da Matéria

O Conselho Nacional de Justiça iniciou a fase de coleta de dados de pesquisa quanto aos serviços prestados pelo Poder Judiciário e seu funcionamento. O estudo quer esmiuçar o acesso ao sistema de justiça, o acompanhamento processual e a efetividade dos serviços jurisdicionais prestados.

O objetivo: “planejamento e desenvolvimento de melhorias”.

Os formulários disponíveis em www.cnj.jus.br são destinados a quatro públicos: cidadãos(ãs) que já tenham sido parte em algum processo judicial nos últimos cinco anos; advogados(as); defensores(as) públicos(as); membros do Ministério Público.

A coleta das ocorrerá até 18 de maio e pode ser acessada em www.cnj.jus.br.

O item 16 da pesquisa pergunta qual é “a identidade de gênero” do participante. O quesito se refere “à percepção pessoal sobre ser homem ou mulher, ou alguma alternativa ou combinação de gêneros”. E esclarece que “a identidade de gênero pode ou não corresponder ao sexo biológico atribuído ao nascer”.

O formulário oferece sete opções de resposta à pergunta “Qual a sua opção de gênero?”.

( ) Cisgênero (pessoas que se identificam com o sexo biológico com o qual nasceram);

( ) Gênero fluído (pessoas que não se identificam com um único papel ou identidade de gênero);

( ) Intersexual (pessoas que nascem com variações biológicas em relação ao sexo biológico que não se encaixam nas definições de feminino e masculino);

( ) Transgênero (pessoas cuja identidade de gênero difere, em diferentes graus, do sexo biológico atribuído ao nascer);

( ) Travesti (pessoas que buscam se expressar através de elementos associados ao sexo oposto - ex: nomes, corte de cabelo, roupas, acessórios, expressões corporais e etc.);

( ) Não desejo informar;

( ) Outros.

Entre os 22 questionamentos feitos sobre o funcionamento do Judiciário no Brasil, um pergunta “Como avalia o tempo de duração do processo?”.

Há quatro opções de resposta: a) mais rápido que o esperado; b) no tempo esperado; c) em tempo maior que o esperado; d) o processo ainda está em tramitação.

Não será difícil adivinhar qual será o item mais votado...


Notícias Relacionadas

Charge de GERSON KAUER

Uma campeã da demora

 

Uma campeã da demora

Sentença proferida na Justiça Federal negou pedido de indenização por danos morais a uma ex-servidora pública que ajuizou em 1992 uma primeira ação na Justiça do Trabalho. Vinte e nove anos depois, a demanda trabalhista ainda não teve solução prática. Sete dos 31 autores já faleceram.

TRT5 / Bahia

O juiz das “duas ou três doses de uísque” tenta se explicar

 

O juiz das “duas ou três doses de uísque” tenta se explicar

“Foi ironia” – disse Benilton Brito Guimarães” (foto) – ao admitir que praticou “um ato destoante do meu comportamento ordinário". A ABAT - Associação de Advogados Trabalhistas da Bahia lamenta “a injustificada, deselegante e gratuita manifestação”. E deplora a deficiência na prestação jurisdicional.