Ir para o conteúdo principal

Nossa próxima edição será postada na terça-feira 1º de fevereiro de 2022

Na maior votação da história da OAB/RS, Leonardo Lamachia é eleito presidente



Arte EV

Imagem da Matéria

O advogado Leonardo Lamachia - do Grupo OAB Mais - venceu a eleição para a presidência da OAB gaúcha. O pleito, realizado nesta segunda-feira (22), ocorreu pela primeira vez em formato híbrido e virtual. Na Capital, a votação presencial aconteceu na OAB Cubo, em frente ao Foro Central. As 106 subseções do Estado também elegeram suas diretorias.

A eleição teve a maior votação quantitativa da história da OAB/RS com 49.198 votos nominais efetivamente registrados. Destes, 29.502 votos foram atribuídos ao vencedor,  correspondendo ao percentual de 67,67%. O segundo colocado Paulo Torelly (Chapa 2 - Somos tod@s OAB - Muda OAB/RS) recebeu 14.093 votos válidos (32,33%).

O grupo oposicionista fez duas tentativas, em vão, nos últimos dias de suspender as eleições. A pretensão foi indeferida pela Justiça Federal. Veja matéria detalhada nesta mesma edição, clicando aqui.

Uma família na Ordem

Vice-presidente do Instituto dos Advogados do RS e conselheiro estadual da OAB/RS, Leonardo Lamachia é irmão de Claudio Lamachia, que comandou a Ordem gaúcha durante seis anos; ele também foi o primeiro advogado gaúcho com inscrição no RS a presidir a OAB Nacional (triênio 2015-2018). Claudio também é neto de Paulo Pacheco Prates, que foi secretário-geral da Ordem gaúcha de 1979 a 1981, na gestão do presidente Justino Vasconcellos. Com 46 anos, Leonardo Lamachia está com a mesma idade de quando o irmão Claudio Lamachia assumiu a OAB/RS em 2007.

Claudio Lamachia foi duas vezes presidente da Ordem gaúcha (2007/2009 e 2010/2012). Sua reeleição em 2009 teve 82% dos votos, maior resultado eleitoral da classe advocatícia do País até hoje. Em 2012, em pesquisa nacional, foi o presidente melhor avaliado entre todas as 27 OABs do País com 93% de aprovação da classe.

Na sucessão, Marcelo Bertoluci elegeu-se para o triênio 2013-2015. Ricardo Breier foi eleito para o triênio 2016-2018 e reeleito para o ciclo 2019-2021.

Com mandato até 31 de dezembro de 2024, Leonardo ampliará a presença situacionista na Ordem gaúcha para, pelo menos 18 anos de continuidade.

Compromissos

Compõem a chapa eleita para a Ordem gaúcha os advogados Neusa Rolim Bastos (vice-presidente), Gustavo Juchem (secretário-geral), Karina Contiero (secretária-geral adjunta) e Jorge Luiz Dias Fara (tesoureiro).

“Não faço vãs promessas, mas assumo compromissos com as demandas de cada colega de profissão em todo o Estado. Aliás, a nossa principal marca desde 2007 é o cumprimento de absolutamente todos os compromissos assumidos em campanhas. O primeiro ato da nossa gestão será instituir um programa de recuperação da advocacia para os colegas que sofreram com o cenário de crise econômica e a paralisação dos processos durante a pandemia”, afirmou Leonardo Lamachia, que será empossado em 1º de janeiro próximo.

Nos últimos dias de campanha, Leonardo afirmara que, “se eleito, uma das nossas primeiras ações, em 2022, será fazer com que os juízes voltem a residir nas cidades-sedes das respectivas comarcas, marcando presença em todos os fóruns, dois turnos, de segunda a sexta-feira.”

lamachia neusa bastos

A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Notícias Relacionadas