Ir para o conteúdo principal

Nossa próxima edição será postada na terça-feira 1º de fevereiro de 2022
https://www.espacovital.com.br/images/jus_azul_especial_cigarra_2.jpg

O Grêmio e o estagiário de Abraham Lincoln: como foi o enforcamento do pai?



Anthony Berger/AFP/VEJA

Imagem da Matéria

Reza a lenda que o presidente Abraham Lincoln fez uma seleção para estagiário no seu gabinete. No formulário, tinha-se que colocar a verdade sobre a vida pregressa. Sob pena de prisão.

Um candidato tinha um problema. Seu pai morrera enforcado por ser ladrão de cavalos. Como relatar isso sem burlar a lei?

E então o jovem escreveu: “Meu pai fazia remoções de semoventes, de propriedade em propriedade; e certo dia, em uma cerimônia pública em que estava, a plataforma cedeu e ele veio a falecer”.

Sobre o Grêmio há também dois modos de contar a história pós-Brasileirão de 2021, acaso escapemos do rebaixamento. Vejam: se escaparmos.

Poder-se-á alegar – e a direção assim o fará – que, heroicamente, o Grêmio escapou da degola:  “Contra tudo e contra todos, salvamo-nos todos”.

Eis um modo de contar. Basta dizer que houve uma transmissão de propriedade de semoventes e que, por acidente, a plataforma cedeu, levando a óbito o “comerciante”.

O outro lado é escancararmos os erros, e não os repetir. Se o Grêmio escapar do rebaixamento, teremos de jogar pesado. Sem panos quentes. Nesse caso, não há como doirar (é doirar, mesmo) a pílula como fez o estagiário. Isto é: a plataforma não cedeu; foi, mesmo, o cadafalso.

Lido com hermenêutica. Hermes era semideus. Ficou poderoso. Traduzia a linguagem dos deuses aos mortais. Porém, nunca se soube o que os deuses disseram; só se soube o que Hermes disse que os deuses disseram.

Sempre há dois modos de dizer as coisas. Mas isso cola quando não sabemos o entorno. Pode-se dizer que os goleiros Breno e Gabriel não foram “descobertos”. OK. É uma versão de estagiário. Mas também podemos dizer que, deliberadamente, foram ignorados com o propósito de proteger dois frangueiros.

Roubar cavalos ou transportar semoventes trocando a propriedade dos animais? Como dizer as coisas?

Diego Tardeli... Teve percalços na sua chegada e intercorrências na sua preparação física... Ou: foi uma merda de contratação. Irresponsabilidade de quem indicou e autorizou.

Faça o teste, leitor. Tente contar a história do Grêmio de dois modos, se escaparmos.

Mas se cairmos já nem haverá duas maneiras...


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Arte EV sobre imagem Camera Press

O Grêmio e a Teoria do Medalhão

 

O Grêmio e a Teoria do Medalhão

Machado de Assis escreveu no Século 19 a Teoria do Medalhão. O Grêmio do Século 21 tem rebaixamentos, goleiros frangueiros que custaram uma fortuna, amigos contratados a peso de ouro, associação de jogadores formando mini sindicatos. Tem Douglas Costa, tem Rafinha, tem simuladores de lesões, tem os que forçam cartão, tem os chapa-brancas, os amigos dos amigos...