Ir para o conteúdo principal

Edição de sexta, 20 de maio de 2022.
(Próxima edição: terça dia 24 de maio.)
https://www.espacovital.com.br/images/jus_azul_especial_cigarra_2.jpg

O Grêmio e a Teoria do Medalhão



Arte EV sobre imagem Camera Press

Imagem da Matéria

Machado de Assis, o nosso Flaubert, escreveu no século XIX (lê-se 19 e não chich) a Teoria do Medalhão, em que o pai ensina ao filho Janjão, ao completar 21 anos, como ser um medalhão. Aqui parafraseio aquela teoria.

Diz o papai: “Fecha aquela porta; vou dizer-te coisas importantes. Senta-te e conversemos”.

E continua: “Janjão, nenhum ofício me parece mais útil e cabível que o de ser dirigente de um grande clube. És moço, tens naturalmente o ardor, a exuberância, os improvisos da idade; não os rejeites, mas modera-os, de modo que aos quarenta e cinco anos possas entrar francamente no regímen do aprumo e do compasso.

E segue: “Janjãozinho, venhamos ao principal. Uma vez entrado na carreira de conselheiro e dirigente de um clube como o Grêmio, esforça-te para o levar à segunda divisão.

- Mas quem lhe diz que eu…queria levar pela terceira vez o Grêmio à segunda?... – atalha o filho.

- Não precisas dizer, filho. Mas, tudo indica que... Vê, meu filho. Ou tu és chapa-branca ou és alguém que já está nas direções e conselhos há décadas. Por isso, meus conselhos. Clubes são como monarquias, Janjão.

- Entendi, papai.

- Portanto, tu podes ser um medalhão completo, Janjão! Tu vencerás! Como ninguém te cobrará, até mesmo a queda para a segunda divisão, pela terceira vez, passará em branco. Alguém cobra algo do Imperador? Ora, Janjãozinho...

- Mas, papai, tem estátuas, taças...

- Sim, meu filho. Mas tem rebaixamentos, goleiros frangueiros que custaram uma fortuna, amigos contratados a peso de ouro, associação de jogadores formando mini sindicatos, perda de Mundial com escalação de um jogador já vendido, que estava na barreira e se abaixou no gol de falta de CR7, tem a perda de dezenas de milhões com rebaixamento, tem Cortez, tem Douglas Costa lesionado, tem Rafinha (sim, Janjão, tem Rafinha!), tem simuladores de lesões, tem os que forçam cartão, tem a turma do chinelinho, tem os sistemistas, tem os chapa-brancas, os amigos dos amigos... Tem também ônibus. E um site magnífico. E Jacozinho. E Tardeli!... Pois,  Janjão, a lista é longa. Tu saberás o que fazer. Lembra-te: em vez de estudar o modo de vida dos carneiros, compra um, faz um assado e convida os amigos. Vale muito mais.

- Bem, papai, até já estou organizando um grupo com alguns amigos que são amigos da nomenklatura (com k) do clube. Seremos oposição dentro de uma bolha. Sendo...sem ser. Sacou, papaizinho querido?

- Viste? Já estás sacando a coisa toda, Janjãozinho. De todo modo, é meia-noite. Entras nos teus vinte e um anos, meu peralta; estás definitivamente preparado...


Mais artigos do autor