Ir para o conteúdo principal

Espaço Vital, terça-feira, 07.12.
(Próxima edição: sexta-feira, 10.12)

As mais amplas eleições da OAB/RS



ThinkStock

Imagem da Matéria

gerson

Por Gerson Fischmann, advogado, OAB/RS nº 10.495 (*) – gersonadvfm.com.br

No dia 22 de novembro próximo serão realizadas as maiores eleições da OAB/RS. O qualificativo tem sua razão de ser. Em primeiro lugar, pela adoção de política afirmativa assegurando a paridade de gêneros (50% de mulheres e homens) e de quotas raciais (30% de negros ou pardos).

A inclusão de colegas que por razões históricas, pouca ou nenhuma oportunidade tiveram, é um marco da OAB como instituição de vanguarda, na defesa da igualdade de valores humanos e democráticos.

Em segundo lugar, a amplitude também se dá no campo procedimental, através de plataforma on line que ocorrerá de forma absolutamente segura e em consonância com o que há de mais moderno na área tecnológica. É um sistema eleitoral que propicia aos colegas votar de qualquer lugar, a partir de seus computadores, tablets e celulares.

Além desta facilitação, que amplia de forma inigualável o processo democrático, também haverá, tanto na Seccional, quanto em todas as Subseções, locais para comparecimento físico àqueles que necessitarem ou assim o desejarem, perante mesas eleitorais e acesso à urna eletrônica instalada. Esse modelo híbrido capacita a participação de 100% das eleitoras e eleitores. Mesmo aquele ou aquela em trânsito, poderão exercer esse direito/dever.

Este sistema vem sendo adotado, com total êxito, por diversos conselhos, associações e sindicatos, tanto no Brasil quanto no exterior, tal como ocorreu no Conselho Federal de Enfermagem com 1.300.000 eleitores e no Conselho Federal de Contabilidade, com 550 mil eleitores, apenas para exemplificar. 

A OAB/RS, com absoluta transparência, já disponibiliza em seu portal todos os dados a respeito das eleições, formas de votação, vantagens, segurança absoluta com a criptografia, senhas individuais, autenticação eletrônica e outras informações. Também já estão disponíveis os dados da empresa contratada, com larga experiência em mais de 70 eleições web realizadas na última década e as consultorias de especialista com atuação de mais de 25 anos como analista de TI junto ao Tribunal Superior Eleitoral e um dos criadores do voto eletrônico. Haverá auditoria externa atestando a lisura do processo.

Avizinham-se eleições históricas, de caráter amplíssimo e inclusivo, legitimando ainda mais o pleito. Reafirma-se o trabalho da OAB voltado às advogadas e aos advogados deste Estado, à defesa incondicional do Estado Democrático de Direito, à asseguração das liberdades e igualdades. 

Para maiores e detalhadas informações, visite https://eleicoes.oabrs.org.br/ .

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(*) O articulista é conselheiro seccional da OAB/RS e foi o relator da Resolução nº 011/2021 que dispõe sobre as eleições da entidade.

Para ler, na base de dados do Espaço Vital,  a Resolução nº 011/2021clique aqui. 


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Notícias Relacionadas

Chargista Custódio

Mais um privilégio à vista!

 

Mais um privilégio à vista!

“O novo penduricalho - assim como todos os demais – será custeado pelo pagador de impostos, o grande responsável por bancar essa e outras regalias que muitas vezes só existem no Setor Público, sem qualquer paralelo com a iniciativa privada”. Artigo do deputado Fábio Ostermann.

Imagem Ravenous / Creative Commons

Cinco grandezas do Direito Penal

 

Cinco grandezas do Direito Penal

“Uma verdadeira pedra angular é a tragédia de Antígona (ano 442 Ac). Ela opõe-se a Creonte, ditador de Tebas, desobedecendo um edito por ele proclamado. Devia, portanto, ser castigada com morte, por descumprir frontalmente a ordem do soberano”. Artigo de Marco Aurélio Moreira de Oliveira, professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da UFRGS.