Ir para o conteúdo principal

Espaço Vital, sexta-feira 15.10.
(Próxima edição: terça-feira, 19)
https://www.espacovital.com.br/images/romance_forense.jpg

Não mais do que de repente...



Charge de Gerson Kauer

Imagem da Matéria

Primeira semana de março de 2020 - a pandemia ainda era uma suposição distante – há um coquetel do lançamento de um novo produto de argentário banco. Um cliente, notoriamente conhecido por sua falta de memória, toma mais um drinque enquanto conversa, feições depressivas, com os circunstantes.

De repente surge um cidadão de nariz empinado, barriguinha saliente, puxando assunto:

- Olá! A confraternização está boa, não é mesmo?

- Ótima! - responde o primeiro, sem muito interesse.

Mas o recém chegado prossegue:

- Muito prazer, eu sou o Doutor Menezes, magistrado aposentado.

- Olá, Menezes, eu sou o Souza – diz o homem comum.

- Eu me aproximei porque, profissionalmente, a sua feição me parece meio familiar. Acho que já o vi antes. Talvez tenhamos nos encontrado em alguma audiência, ou julgamento.

- Não, não sou advogado!

- Então, quem sabe, o senhor compareceu como autor, réu ou testemunha de algum processo. Será que dei uma sentença que lhe foi favorável ou desfavorável?

- Nada disso! Sou apenas o sério administrador financeiro de uma empresa de telefonia. E detesto fóruns, audiências, juízes, promotores, etc.

O Doutor Menezes pensa alguns instantes e então dispara:

- Espera aí, Souza... Você por acaso era casado com a Helena Guilhermina Aldrovandi de Souza?

O homem se espanta:

- Era sim! Mas nos separamos em 2007! Por que você está me perguntando isso?

E o douto jubilado responde:

- Ah... Eu estava mesmo com a sensação que já tinha dado alguma sentença contra você!... É que eu me casei com ela. Desculpe.

E, de fininho, o excelentíssimo senhor doutor Menezes se afasta. Logo se apruma em roda próxima. Nesta, de repente, vem à baila o tema dos penduricalhos e das férias de 60 dias. O douto jubilado também logo se afasta.

Mera coincidência, no mesmo momento, a cantora – com a moldura musical de um sax barítono – entoa versos de Vinicius de Mores:

“De repente não mais que de repente /

 Fez-se de triste o que se fez amante /

 E de sozinho o que se fez contente /

 Fez-se do amigo próximo, distante /

 Fez-se da vida uma aventura errante”...

O Doutor Menezes bate em retirada. E o Souza segue libando.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Charge de Gerson Kauer

Faça amor, não faça guerra...

 

Faça amor, não faça guerra...

Quatro ou cinco noites por mês, em um prédio porto-alegrense - e na sua vizinhança - ouve-se o eco de tapas seguidos de gemidos altos. Os vizinhos já sabem que, pelos próximos 60 a 90 minutos, haverá gritos decorrentes de cenas de incontidas relações sexuais. Sob a ótica do direito de vizinhança, saiba qual foi a decisão judicial.

Charge de Gerson Kauer

Silêncio perpétuo, sem fuxicos

 

Silêncio perpétuo, sem fuxicos

“O abastado casal do interior decidiu separar-se, com recíprocas ações litigiosas. Ele, fazendeiro abastado, contratou um renomado advogado da capital, desembargador aposentado. Ela, do lar, deu procuração ao mais conceituado advogado da cidade”...

Charge de Gerson Kauer

Cuidados no uso da piscina

 

Cuidados no uso da piscina

O advogado e a promotora de justiça – ambos radicados em comarcas diferentes – viajaram em comemoração de núpcias para um hotel de luxo na Jamaica. Não imaginavam que passariam por surpresas insinuantes e também constrangedoras.

CHARGE DE GERSON KAUER – DIVULGAÇÃO EV / JC

Aviso de utilidade pública

 

Aviso de utilidade pública

Depois da separação dos conviventes, eles se encontraram ao acaso num bailão. O homem subiu ao palco, pegou o microfone do cantor da banda, e contou ao público qual fora a causa do rompimento conjugal. Saiba o que a mulher relatou depois, para o sisudo juiz, na audiência da ação de reparação por dano moral...

Charge de Gerson Kauer

Os touros campeões

 

Os touros campeões

Já às turras pelo decréscimo do calor conjugal, um casal gaúcho, de meia idade, visita uma feira agrícola na zona rural. Ali, excelentes touros reprodutores estão sendo anunciados por um leiloeiro. O que é que isso pode ter a ver com o divórcio dos dois humanos?...