Ir para o conteúdo principal

Espaço Vital, sexta-feira 15.10.
(Próxima edição: terça-feira, 19)

Surpresa conjugal coloca pequeno município gaúcho em destaque nas redes sociais



Imagem: Youtube

Imagem da Matéria

O que seria um vídeo de agradecimento, dedicado ao deputado federal Giovani Cherini  (PL-RS), está viralizando nas redes sociais por causa de um detalhe extra-roteiro: a apresentação da nova namorada do prefeito. O áudio-visual reúne uma série de pessoas da cúpula da administração municipal de  São José das Missões, (RS) - entre eles vereadores, secretários do Poder Executivo e o prefeito Gilmar Weber Tolfo; ele é do PL, mesmo partido de Cherini.

Na apresentação, todos os participantes saúdam o repasse viabilizado por Cherini, que permitiram a chegada de uma van para uso na assistência social no município. O próprio deputado descreveu assim, em suas redes: "Uma emenda parlamentar de minha autoria no valor de R$ 170 mil  para aquisição de uma van para a assistência social".

O detalhe que chamou a atenção, contudo, não diz respeito ao orçamento do município, nem mesmo às ações sociais. É que entre as pessoas que aparecem no vídeo está a secretária de Assistência Social, que se apresenta como Clarice Ellwanger Tolfo e primeira-dama do município” – que por sinal se atrapalha bastante em sua fala.

Numa outra tomada, no mesmo ambiente de gravaçãoaparece o prefeito Gilmar falando que “a gente VEVE de votos” (sic). Ao lado dele está a vereadora Eliane Jadischke (PL), que também se apresenta, antes de agradecer a Cherini pela emenda: “Boa tarde. Sou a vereadora Eliane Jadischke Tasso. Sou agente de saúde e sou a nova namorada do prefeito Gilmar Tolfo. Vou trabalhar incansavelmente pela população de São José das Missões.

As tomadas continuam com outros depoimentos de agradecimento, mas ninguém fez referência ao ocorrido. O conteúdo foi divulgado inicialmente pela revista Veja, na coluna Radar.

Na página do deputado Giovani Cherini no Facebook, o vídeo aparece editado (com somente um minuto de duração) e exclui a parte em que há apresentação da nova namorada do prefeito, restando somente o depoimento da primeira-dama.

O vídeo completo a que o Espaço Vital teve acesso, tem quatro minutos de duração e circula pelo WhatsApp com a marca de "encaminhado com frequência".

São José das Missões é um município gaúcho, no norte do Estado. (Não confundir com São Pedro das Missões, nem com São Miguel das Missões, nem com São Paulo das Missões). Ele limita-se com Sarandi, Palmeira das Missões, Sagrada Família e São Pedro das Missões.

Fundado em 20 de março de 1992 tem 29 anos de existência. Sua área total é de 98 km2. E a população contada no último censo (2010) foi de 2.720 habitantes – a projeção para 2012 é de 3.055.

Veja as imagens e escute o som. Clique aqui.

Contrapontos

O Espaço Vital procurou contato com o prefeito Gilmar Weber Tolfo, com a administração do Município de São José das Missões, com o deputado Giovani Cherini e com a vereadora Eliane Jadischke.

Não houve retornos.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Notícias Relacionadas

Foto Notibras

Os destaques das pautas do STJ no segundo semestre

 

Os destaques das pautas do STJ no segundo semestre

Corpos estranhos em alimento. A penhora de verba alimentar em ação de improbidade. As suspeitas sobre o Judiciário da Bahia. O julgamento de seis temas repetitivos. Os expurgos inflacionários. A prescrição em ações sobre contrato de seguro. A Taxa Selic na reparação de danos. E... o leitor sabe o que é cram down?

Inter e Grêmio/ DIVULGAÇÃO

O “bom futebol” na previsão do “locutor raiz”

 

O “bom futebol” na previsão do “locutor raiz”

Francisco Cechin Júnior - depois do sucesso com o lançamento do “curso online para caçar tartarugas forenses” - está de volta ao Espaço Vital. Com sua voz marcante, ele critica a solução colorada: escapar graças a um habitual gol de pênalti. E evoca o “brilhantismo do Grêmio”: a impetuosidade de Jean Pyeerre, que ganhou o apelido de “jump tortuguita”. 

Clique para acessar a página que levará o leitor ao áudio.