Ir para o conteúdo principal

Espaço Vital, sexta-feira 15.10.
(Próxima edição: terça-feira, 19)
https://www.espacovital.com.br/images/metaforense_4.jpg

Lawyer management



Arte EV

Imagem da Matéria

O idoso advogado percebe que é chegada a hora de implementar no escritório as melhores práticas de gestão empresarial. Para tanto, contrata a consultoria mais comentada do momento.

Chegando ao escritório, o jovem consultor depara-se com um ambiente careta, antiquado. E percebe, de imediato, que terá muito trabalho pela frente.

- Antes de startar, já aviso que, normalmente, o maior inimigo da mudança é o próprio sócio da empresa - alerta o consultor. O senhor tem que estar preparado para mudar o mindset. Peço para que estabeleçam, desde já o budget para que eu possa fazer roadmap com todo backlog para setarmos os sprints do nosso SCRUM.

- Peço vênia, mas não compreendi metade do que o senhor disse - protesta o advogado.

- Também não sei o que quer dizer vênia, mas o botton line é que preciso saber a verba de que disponho para implementar as mudanças necessárias e que não são poucas. O primeiro passo é saber quais são os KPI’s.

- KPI’s? - questiona o contratante.

- Sim, os key performance indicators, ou seja, os indicadores que vocês usam para medir o desempenho da empresa e da equipe.

- Não temos indicador nenhum - responde o advogado, já começando a se sentir desconfortável com a abordagem do consultor.

Uau! Vocês não têm gestão, mesmo! - comenta o jovem coach.

O venerando advogado engole em seco o comentário, mas permite que o gestor prossiga.

- Vamos ter que implementar de tudo por aqui, a começar pelos KPI’s, mas também os 4P’s do marketing, os 5S, 5W2H, VRIO, BPI...

- Você tem que falar em siglas? - indaga o cliente, já com a paciência no limite.

- O senhor tem que conhecer cada uma dessas siglas, pois são os conceitos mais modernos do business. Do contrário, não poderá se considerar um CEO - retruca, com prepotência, o consultor.

O advogado prefere não responder. O jovem, por sua vez, prossegue:

- Vamos ter ainda que implementar SWOT, PDI, PDCA, e monitorar a implementação da nossa estratégia com um BSC - conclui o administrador, com um largo sorriso no rosto.

Mas aos olhos do advogado, o consultor escarnecia de sua ignorância, ao persistir na utilização da terminologia técnica que lhe era completamente estranha. Por essa razão, decidiu tomar uma medida extrema:

- Pois não vou contratar o senhor. Vou implementar o VTNC nesse caso - retruca o consulente.

VTNC?  Não estou familiarizado com esse conceito.

-  Pois é. É Preciso aplicá-lo, às vezes.

-  Vou pesquisá-lo, obrigado. Mas o senhor percebe que eu estava certo, no início, quando referi que, muitas vezes, o sócio é o principal inimigo da mudança.

Ao que o advogado simplesmente responde:

VTNC!...

(Com um incisivo ponto de exclamação)


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Chargista Claudio Aleixo

Ensaio sob(re) suspeição

 

Ensaio sob(re) suspeição

“Os juízes são excelentes em julgar demandas em que não são pessoalmente envolvidos. Mas a lógica deles fica distorcida quando o assunto envolve seus interesses pessoais. Auxílio-moradia e auxílio-creche, por exemplo”...

Imagem: Freepik - Arte EV

Compliance tupiniquim

 

Compliance tupiniquim

“Para quem não paga impostos, sempre surge um REFIS. Aqueles que descumprem ordens judiciais, o fazem por saberem que o STJ reduzirá as multas. E quando tudo dá errado, sempre rola uma modulação de efeitos para não prejudicar quem se aventurou demais”.

Imagem: Freepik - Arte EV

Mentoria de honorários

 

Mentoria de honorários

O surgimento de um coach, cuja proposta é inusitada: um método que fará os jovens advogado, ganharem mais do que que o limite máximo estabelecido na lei. Conheça a proposta do estrategista.