Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre, terça-feira, 11 de maio de 2021.
(Próxima edição: sexta-feira, 14).
https://www.espacovital.com.br/images/jus_azul_7.jpg

E a cigarra azul cantou e empatou pela 16ª vez! E o inverno?



Edição EV sobre foto Visual Hunt

Imagem da Matéria

1. São tantas coisas para falar... Escrevo a coluna vendo o jogo com o Coritiba. Grêmio poupando seis jogadores...para a final da Cooopa do Brasil... que será daqui a...semanas. Bom, para um time que poupa desde a segunda rodada, dizer o quê? E Jean Pierre? Ainda erra um pênalti! Que fiasco contra o Grêmio contra o Coritiba. Rotina, pois!

2. Aliás, Grêmio deixou virar o Gre-Nal em alguns minutos. Nenhum time grande deixa virar um clássico em minutinhos. E nem deixa cruzar para a área tendo três jogadores na área contra cinco do adversário. Amadorismo.

3. O fiasco do Gre-Nal não tira o fato de o Grêmio ter sido garfado, roubado, cleptado pela arbitragem. Uma vergonha!

4. Ficou feio para a rádio Pachola dando uma de “isenta”. Imitando a IVI – Imprensa Vermelha Isenta. Precisa de inimigos, se tem a Pachola?

5. A ACEG ficou às cegas (sei que posso fazer trocadilho melhor que isso, mas depois que JP errou o pênalti...) quando não apoiou Cristiano Silva, da Rádio Guaíba e Thiago Suman, da Gre-Nal, ambos detratados por dirigentes durante a eleição do Inter, cujos bastidores foram escondidos pela IVI. A mesma ACEG, comandada por Alex Bagé, de repente ficou valente e fez nota duríssima contra Renato Portaluppi. Tudo porque Renato disse algumas coisas que todos sabem. Aliás, todos sabemos que sabemos. Voltarei a esse assunto.

6. De outro giro, agora está na moda criticar quem critica Renato e o Grêmio. Ora, só porque criticamos o desdém pelo Brasileirão e o risco de não disputar a Libertadores e ficar na Pré, leio que o Dr. Adalberto Preis postou “Fim de ciclo é a última tese destrutiva dos adversários dos Grêmio. Assim como as anteriores, essa não prevalecerá”. Ora, Dr. Preis, pare com isso. Seu post foi respondido com veemência pela torcida. Um dos posts foi o seguinte: “Adversários do Grêmio, Dr. Preis, são aqueles que agem como donos do clube e querem negar à torcida até mesmo o direito de ter sua opinião. O Grêmio é da torcida”. Correto o torcedor!

7. Ainda para o Dr. Preis (uso um post do RW): “Adversários do Grêmio são os que dizem que os 5 x 0 do Flamengo um “ponto fora da curva”, os que acham normal perder para o Caxias três vezes e os que naturalizam os 4 x 1 para o Santos”. E eu acrescento: Adversários do Grêmio são os que apoiam as ordens de Renato de poupar jogadores já na segunda rodada do Brasileiro. E adversários são os que contratam alguns jogadores - ... que nem vou dizer o nome, para que não voltem. E me disseram que tem gente que é remunerada no clube para tratar disso. Bah! Por favor, não nos tirem o direito de criticar!

8. Se deixarmos de lado a paixão clubística e ficarmos só com uma AEF (Análise Econômica do Futebol), veremos que o Campeão do desdenhado Brasileirão recebe 120 milhões. Bingo!

9. Há uns dois anos cunhei uma frase que, modéstia às favas, é genial: “Se a IVI diz uma coisa, devemos fazer o contrário. Tudo o que Mauricio Saraiva, Diogo Pipoca, Leonardo Papoula e outros falam, os gremistas devem correr para o outro lado. Para bem longe.

10. A única vez que a IVI “torceu” para o Grêmio foi na quinta-feira última, contra o Flamengo. Claro, porque beneficiava o Inter. A IVI foi isenta às avessas (kkk)! Fenômeno!

11. Preparemo-nos: se o Grêmio tiver que disputar a Pré-Libertadores, será PRÉ, mesmo. Sim, porque em 2019 a IVI da Ipiranga baniu a palavra Pré do dicionário. Só que, agora, já está de volta. Por que será? E dizem que a IVI não existe!

12. E o que dizer do negacionista Diori, chefe da CIA – Comentaristas Isentos de Arbitragem? Quem quiser fazer catarse por causa do último Gre-Nal, veja o vídeo em que Lisca descasca Gaciba, CBF e quejandos, porque operaram o América. Lisca lavou minh’alma.

13. Bom, alguém dirá: bah, o Jus Azul do Lenio Streck vai quebrar a cara se o Grêmio for campeão da Copa do Brasil. Bah, digo eu. Ficarei feliz, tão feliz como ficava quando, criança, escutava os gols de Alcindo e as defesas de Arlindo! E os gols do Balthazar! Atenção: com tanta poupação, ganhar a CB será a rebarba de uma temporada em que poderíamos ter vencido o Brasileirão e a própria Libertadores. Mas, Renato calculou muito mal. Ou seja: se o Grêmio vencer a CB, isso significa, de qualquer maneira, ao contrário do que diz o Dr. Preis, o fim de um ciclo. Pronto. Falei!

14 - Post scriptum: De novo, o VAR beneficiou o Inter. E a IVI gozou em intensidade máxima...

E sigam o meu twitter: @streckgremio.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor