Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre, sexta-feira, 23 de julho de 2021.
(Próxima edição: terça-feira, 27).
https://www.espacovital.com.br/images/fechamento.jpg

As derrotas de Davi Alcolumbre, o político do baixo clero



Charge de Kacio Pacheco - Tribuna da Internet

Imagem da Matéria

  • Prisão do prefeito Crivella

Investigado em inquérito conhecido como o 'QG da Propina', foi preso às 6h45 da manhã desta terça-feira (22) o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

O político estava em casa, na Barra da Tijuca.

Também foram presos Rafael Alves, homem de confiança do prefeito e apontado como operador do esquema, e o delegado de polícia aposentado Fernando Moraes.

  • Dezembro azíago para Alcolumbre

Não adiantou que David Alcolumbre (DEM) praticamente tivesse se mudado para Macapá, na esperança de fazer seu irmão Josiel Alcolumbre (DEM) o novo prefeito da capital do Amapá. O candidato Doutor Furlan (Cidadania), médico cardiologista, teve 55,67% dos votos válidos (101.091), contra 44,33% (80.499) do opositor.

O vencedor - que tem 47 anos, mora em Macapá há 7 anos e tem 7 filhos - nasceu na Costa Rica, quando os pais dele mudaram de país para estudar.

Neste segundo semestre, a cada dez sessões deliberativas no Senado, Alcolumbre presidiu menos de quatro. Dedicado também à tentativa de reeleger-se na presidência da Casa, comandou só 38% das sessões.

E foi o recordista de voos em jatos da FAB - todos para levá-lo e buscá-lo na capital amapaense. É prerrogativa do cargo...

  • Cabalístico, ou teratológico?

No Supremo, ano passado, 6 x 5 foi o placar para impedir a prisão de criminosos e mensaleiros antes do trânsito em julgado.

Mesmo escore, semana passada, no caso do falecido sergipano que - em vida - mantinha duas uniões estáveis simultâneas (Uma com uma mulher; a outra com um homem).

E também foi 6 x 5 o resultado da derrota de Davi Alcolumbre na tentativa de poder concorrer de novo no Senado.

Perdedor, Davi pensou sobre formas de retaliar o STF. Mas foi desaconselhado por colegas próximos. Uma ação contra os seis ministros que lhe negaram o direito atingiria também os cinco que o apoiaram.

Por isso, os pedidos para a criação da CPI da Lava Toga e impeachment de ministros continuarão a dormir nas gavetas de Alcolumbre. Chances de trânsito, só com o novo presidente da Casa, a partir de fevereiro.

Em tempo: em dois anos, o presidente do Senado nunca deixou de agir como um político do baixo clero. Sem luz própria, se equilibrou graças à distribuição de cargos e favores.

  • Mediação na Rede Metodista

O vice-presidente do TRT da 4ª Região, Francisco Rossal de Araújo, mediou um acordo entre professores e instituições da Rede Metodista de Educação. Os profissionais foram representados pelo Sindicato dos Professores do Estado do RS.  A negociação também teve a participação da procuradora regional do Trabalho Beatriz de Holleben Junqueira Fialho.

O acordo estabelece uma agenda de pagamento de verbas salariais e férias que estão em atraso. Também garante que a partir da folha de novembro de 2020 será pago ao menos 70% do salário líquido dos professores, e que os dias de greve não serão descontados. As instituições que integram o acordo ofereceram dois imóveis como garantia de pagamento.

Os termos da conciliação serão encaminhados como acordo extrajudicial, para ser homologado pelo Cejusc 1º Grau.

Participam deste acordo: o Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA), o Instituto Metodista de Passo Fundo, o Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC), o Instituto União de Uruguaiana da Igreja Metodista, o Instituto Educacional Metodista (IEM) e o Instituto Metodista Centenário (Colégio Centenário e Faculdade Metodista de Santa Maria).

  • Chegou o Dragão

A Petrobras iniciou a montagem do seu mais novo supercomputador, um gigante que precisou de 10 caminhões para ser transportado. Chamado de Dragão, terá capacidade de processar o equivalente a quatro milhões de telefones celulares.

A máquina será posta a processar dados geofísicos nas plataformas.

  • 51% dos domicílios atingidos

Um em cada dois domicílios brasileiros (o número exato é 51%) enfrentou algum nível de queda de renda do trabalho em

12 meses. A conta, a partir da Pnad do terceiro trimestre, é da pesquisadora Mariana Leite, da consultoria IDados.

Percentualmente, quem mais perdeu renda foram aqueles menos pobres : 85 % dos domicílios com renda do trabalho superior a cinco salários sentiu mais o baque, em diferentes proporções).

  • Dilma ainda na pauta

O ano é 2020 - quase 2021 - mas o STF ainda está analisando o impeachment de Dilma Rousseff, ocorrido em 2016. Por 11 a zero, na sexta passada, os ministros declararam prejudicado um recurso contra a retirada da ex-presidente. O julgamento virtual foi finalizado no sábado.

O relator, Alexandre de Moraes, disse que "não se vislumbra a possibilidade do surgimento de qualquer utilidade prática na continuação deste processo.”

A petição contra o impeachment é do advogado Eloi dos Santos Cruz.

  • Avante deu para trás...

A Justiça eleitoral declarou nulos todos os votos recebidos por candidatos a vereadores pelo Avante em Mangaratiba (RJ). A acusação é que a legenda cometeu fraude para cumprir a cota mínima de candidaturas de mulheres (30%). Cabe recurso.

Segundo a denúncia, duas mulheres foram inscritas como candidatas apenas para preencher a cota. Documentos apresentados pelo autor da ação - um candidato a vereador pelo Cidadania - e recolhidos pelo Ministério Público mostram que as duas não fizeram gastos nem produziram material de campanha.

Na decisão, além de declarar a nulidade dos votos, a Justiça deferiu também o pedido de cancelamento da diplomação de Leandro de Paula, o único vereador eleito pelo partido no município.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

STF nega o reconhecimento de uniões estáveis simultâneas

  • Decisão por 6 x 5 consagrou a supremacia dos princípios da monogamia e da fidelidade. Caso paradigma é oriundo de Sergipe, onde um homem - que mantém uma união estável heterossexual - pediu o reconhecimento de uma segunda relação constante, dessa vez homoafetiva.
  • Paridade de gênero nas eleições da OAB já a partir de novembro de 2021. Também foi aprovada a aplicação imediata de cota racial de 30% nas eleições
  • Nome do pai em certidão de nascimento é mantido mesmo sem vínculo biológico.

Nova súmula do STJ sobre o direito à reparação moral

  • Verbete nº 642 reconhece a possibilidade de herdeiros serem indenizados por danos sofridos pelo familiar falecido.
  • Fazenda Pública pode averbar, mas não pode decretar a indisponibilidade de bens sem decisão judicial.
  • STJ mexe com as regras para o pagamento de pensões alimentícias.
  • Senado aprova projeto de lei que estabelece “o direito das vítimas de crimes contra a dignidade sexual”;
  • TRT-RS nega vínculo empregatício a motorista do Uber.