Ir para o conteúdo principal

Espaço Vital, sexta-feira 15.10.
(Próxima edição: terça-feira, 19)
https://www.espacovital.com.br/images/metaforense_4.jpg

Compliance tupiniquim



Imagem: Freepik - Arte EV

Imagem da Matéria

O Conselho de Administração de uma grande empresa exige que seu diretor executivo contrate uma consultoria para implementação de um programa de compliance, que, mal resumindo, é um conjunto de procedimentos destinados a assegurar que a empresa e seus colaboradores cumpram regras internas e externas.

          O presidente do Conselho assegura:

          - Compliance é o último grito em consultoria jurídica.

          O diretor executivo, então, delega a tarefa para o diretor jurídico que, após meses de prospecção, lhe apresenta duas consultorias.

          - Penso que o senhor, caro presidente, é quem deve escolher, pois ambas seguem linhas bem distintas - diz o diretor jurídico.

          O jovem sócio da primeira empresa ostenta uma invejável titulação, toda obtida na Europa. Na entrevista demonstra a seriedade do compliance, e avalia que “as atuais práticas da empresa são relaxadas, expondo a Companhia a gravíssimos riscos”.

          - Fiquei até envergonhado da minha gestão - confidenciou o diretor executivo ao seu colega da área jurídica, logo depois da reunião.

          - Por isso mesmo, penso que você deve conhecer a outra consultoria - propõe, justamente, o diretor jurídico.

          O segundo consultor é muito mais decolado que o anterior. Terno super slim, sem meias, sem gravata e cheio de borogodós. Muito bem sucedido e autoconfiante, ele tranquiliza os diretores, ainda abalados pela reunião anterior.

          - Não liguem para esse meu concorrente. Ele titulou-se no exterior, mas estamos no Brasil. Aqui o sistema não recompensa o compliance. Aqui, o que dá lucro é o aventuriance.

          - Quer dizer que aqui não é preciso cumprir a lei? - indaga, desconfiado, o diretor executivo.

          - O que você chama de lei? O que está escrito? Aqui no Brasil, isso é relativo. A lei dizia que o sujeito condenado não poderia ser preso, antes do trânsito em julgado. Ainda assim, se entendia que ele poderia ser. Daí, deixou de poder, voltou a poder e deixou de poder, de novo.

          O consultor prossegue:

          - A Constituição diz textualmente que o presidente das Casas Legislativas não podem se reeleger. Ainda assim, cinco ministros do Supremo votaram autorizando a reeleição do presidente do Senado. E dizem que, dos seis que votaram contra, alguns mudaram o voto, em cima da hora.

          O consultor insiste que, no Brasil, é mais fácil remediar do que prevenir:

          - Para quem não paga impostos, sempre surge um REFIS. Aqueles que descumprem ordens judiciais, o fazem por saberem que o STJ reduzirá as multas. E quando tudo dá errado, sempre rola uma modulação de efeitos para não prejudicar quem se aventurou demais.

          O consultor finalmente conclui:

          - Meu papel é ajudá-los a descumprir corretamente a lei.

          Tempos depois, quando o Conselho da empresa se reúne, novamente, o diretor executivo é cobrado sobre a contratação da consultoria de compliance, ao que ele responde:

          - Fiz melhor! Contratei uma aventuriance. É quase a mesma coisa... só que tem mais a nossa cara...


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Chargista Claudio Aleixo

Ensaio sob(re) suspeição

 

Ensaio sob(re) suspeição

“Os juízes são excelentes em julgar demandas em que não são pessoalmente envolvidos. Mas a lógica deles fica distorcida quando o assunto envolve seus interesses pessoais. Auxílio-moradia e auxílio-creche, por exemplo”...

Arte EV

Lawyer management

 

Lawyer management

É chegada a hora de o idoso advogado implementar, no escritório, as melhores práticas de gestão empresarial. É contratada a consultoria mais comentada do momento. E então surgem, no diálogo com o jovem consultor, palavras como startar, mindset, backlog, scrum, etc. E tudo acaba num repetido palavrão.

Imagem: Freepik - Arte EV

Mentoria de honorários

 

Mentoria de honorários

O surgimento de um coach, cuja proposta é inusitada: um método que fará os jovens advogado, ganharem mais do que que o limite máximo estabelecido na lei. Conheça a proposta do estrategista.