Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS), Atualização extra às 8h45 de 23.9.2020

A piscada do juiz



Charge de Gerson Kauer

Imagem da Matéria

Por Carlos Alberto Bencke, advogado (OAB-RS nº 7.968)

O juiz de comarca de entrância inicial é conhecido por um tique motor no olho direito. Pessoa de trato afável, muito querido na comunidade, também é admirado pela sua imparcialidade e extrema competência no trato dos litígios entre os cidadãos da cidade.

Numa ação de usucapião, envolvendo grande extensão de terra, sente-se no ar a tensão que toma conta das partes. Uma delas – o réu da ação – apesar de ser oriundo da cidade, há muitos anos estava fora.

Por isso, desconhece o incontrolável tique repetitivo do magistrado, que acontece nas mais inusitadas ocasiões, causando até alguns constrangimentos para ele.

Quando há o seu depoimento pessoal, o réu senta-se na frente do juiz e, depois de muitas perguntas, é liberado para sair da sala de audiências.

Lá fora encontra-se com um familiar, muito interessado no desfecho da ação, que pergunta:

– E aí? Como foi teu depoimento? Vamos ganhar?

– Olha, se vamos ganhar eu não sei, mas acho que a coisa tá boa pro nosso lado, pois o juiz me disse: ´O senhor pode sair e esperar lá fora´. E aí piscou um olho pra mim...


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Notícias Relacionadas

Ilustração: Gerson Kauer

O juiz autêntico e a testemunha mentirosa

 

O juiz autêntico e a testemunha mentirosa

No processo-crime em que três policiais civis estavam denunciados por crime de tortura, estava depondo uma testemunha de defesa. Pelo que se percebia, ante as feições do magistrado, tudo indicava que ela estivesse mentindo. “Interrompam tudo!” - determinou o juiz.

Imagens: Freepik - Montagem: Gerson Kauer

O Meretrício Doutor Juiz

 

O Meretrício Doutor Juiz

O volumoso inquérito sobre tráfico de drogas - com prisões, habeas corpus e apreensão feita na zona do meretrício - aportara no fórum. A jovem estagiária Juliana mostrou-se disposta a digitar os termos da audiência, mas ressalvou: “Doutor, eu não sou muito rápida no computador, nem tenho experiência nesses tais de termos de juridiquês”...

Relacionamentos em tempos modernos

 

Relacionamentos em tempos modernos

Peter - nascido e registrado no gênero masculino - durante a infância, nunca se viu como menino. Cresceu e um dia casou com Giuliana. Mas o final feliz foi quando ele - já sendo “a médica Ava” - confirmou núpcias com... Giuliana. As duas agora vivem confortável união homoafetiva, entre duas mulheres. Deu para entender?

Charge de Gerson Kauer

O quarto casamento

 

O quarto casamento

O juiz recém chegado na comarca convoca servidores e convida advogados e autoridades para a solenidade de sua posse. “Pago pontualmente três pensões alimentícias, estou descasado, e pretendo, quem sabe, constituir um novo matrimônio nesta cidade plena de mulheres bonitas” - confidenciou.

Charge de Gerson Kauer

Casamento: 72 mais 41 é igual a 113

 

Casamento: 72 mais 41 é igual a 113

Litoral gaúcho, verão de 2020. Aos 72 anos de idade, o Doutor Juvenal, aposentado operador do Direito, viúvo, se casa com Lúcia Margarida, advogada de 41. Esta, em consideração ao marido da “melhor idade”, já tinha definido que rotineiramente eles deveriam dormir em quartos separados.