Ir para o conteúdo principal

Edição de terça-feira ,19 de novembro de 2019.

O poder feminino em dois TRTs e na advocacia gaúcha



A eleição na sexta-feira (4) do novo comando do TRT-RS comprova a pujança das mulheres. No biênio 2020/2021, a presidência do tribunal continuará exercida será por uma mulher: a santanense Carmen Izabel Centena Gonzalez, magistrada de carreira desde 1989. A posse será em 13 de dezembro.

Para notar e anotar: a liderança feminina na corte vem desde 2014, com a posse da desembargadora Cleusa Regina Halfen. Prosseguiu na eleição seguinte, com Beatriz Renck (2016/2017) e foi mantida com Vania Cunha Mattos, a atual presidente (biênio 2018/2019).

A eleição, na qual votam apenas os magistrados da segunda instância, confirmou o resultado da consulta prévia não vinculativa, realizada de 23 a 25 de setembro. A consulta prévia teve a participação de 270 dos 283 juízes e desembargadores em atividade na 4ª Região..

Desde a instituição da consulta prévia, em 2013, o candidato à presidência mais votado no procedimento é eleito pelo Pleno.

Presidente e vice mulheres no TRT-SC

A desembargadora Lourdes Leiria foi eleita ontem (7) presidente do TRT-SC para o próximo biênio. A vice-presidência será ocupada por Teresa Regina Cotosky, que acumulará as funções de diretora da Escola Judicial e ouvidora. A Corregedoria ficará a cargo de Amarildo Carlos de Lima.

A eleição aconteceu durante sessão administrativa do Tribunal Pleno, composto pelos 18 desembargadores da instituição – 17 estavam presentes. Os três magistrados receberam a unanimidade dos votos.

A gestão atual do TRT catarinense também é liderada por uma mulher: a desembargadora Mari Eleda Migliorini.

Aumenta a maioria feminina na advocacia gaúcha

Como o Espaço Vital sempre difunde também a evolução dos números nos quadros da OAB gaúcha, aí vai a tabulação fechada ontem (7).

Há 84.796 inscrições (incluídas as dos que estão suspensos); destas 42.546 (50,17%) são do gênero feminino e 42.250 (49,83%) do gênero masculino.

Na estatística dos 1.613 estagiários ativos a diferença é maior: elas são 903 (55,98%), eles 710 (44,02%).


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser comentar ou esclarecer alguma notícia, disponha deste espaço.
Sua manifestação será veiculada em nossa próxima edição.

Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Acompanhe em tempo real a sessão do STF

Com imagens e áudio da Tv Justiça, o Espaço Vital está retransmitindo a sessão desta quinta-feira (7) do STF. A previsão é de que o julgamento termine hoje, com o voto de Minerva do presidente Dias Toffoli.

Diálogos ríspidos ontem no Supremo

Desentendimento ocorreu durante julgamento sobre prestação de contas partidárias. Alexandre de Moraes era constantemente interrompido. Toffoli pediu “respeito aos colegas” e Barroso reclamou da “deselegância” do presidente.