Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS),sexta-feira, 29 de maio de 2020.

Toffoli poderá ficar no STF por mais 23 anos



Charge de HUMOR POLÍTICO

Imagem da Matéria

Naturalmente concordamos – possivelmente todos – que para o Brasil é imprescindível a existência do Supremo Tribunal Federal, embora a necessidade de mudanças urgentes. Enquanto isso não ocorre (acontecerá?...) conviveremos com dados etários incontestáveis.

Dias Toffoli, nascido em 15.11.1967, será – se quiser – o magistrado com mais tempo como integrante da corte. Na história do Supremo, o campeão ainda é Hermínio do Espirito Santo, que foi ministro por 10.951 dias, seguido por André Cavalcanti d’Albuquerque, que atuou por 10.835 dias - ambos no início do século passado.

Toffoli completará 75 anos em 15 de novembro de 2042, após 12.073 dias no cargo, e – se não quiser se aposentar antes - será o recordista absoluto no STF.

Quando ele foi nomeado por Lula, em 23.10.2009, a previsão era a de que seria o terceiro ministro mais longevo, com 10.249 dias. A PEC da Bengala, todavia, deu cinco anos a mais a todos os ministros. Por isso, Toffoli poderá ficar até 15 de novembro de 2042 – serão doravante mais 23 anos e dois meses de poder.

Outras datas a considerar

· Ricardo Lewandowski tem legitimidade constitucional e etária para ficar até 10.5.2023.

· E Gilmar Mendes até 30.12.2030.

Oremos, pois!


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Notícias Relacionadas

Secom TJ-TO - Divulgação

Afastamento de desembargador do TJ de Tocantins

 

Afastamento de desembargador do TJ de Tocantins

Suspeita de venda de decisões judiciais. O ex-presidente da corte estadual, Ronaldo Eurípedes (foto), ingressou na magistratura via quinto constitucional. A Polícia Federal cumpriu buscas e apreensões também na residência e no escritório do presidente da OAB-TO, advogado  Gedeon Pitaluga.

Montagem EV sobre foto Visual Hunt

Mexam-se em todos os fóruns!

 

Mexam-se em todos os fóruns!

Corregedora-geral da Justiça estadual gaúcha prioriza o cumprimento dos processos que envolvam pedidos de liberação de alvarás pendentes de análise ou expedição. Todos os juízes gaúchos foram cientificados, por ofício eletrônico na manhã deste sábado (28). A necessidade de priorização da circulação de recursos financeiros.