Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS), terça-feira,
31 de março de 2020.

Antes de ser demitido, ministro abriu as comportas para futuros bacharéis



Afinal ficou-se sabendo o que de mais notável o ministro da Educação Ricardo Vélez fez nos 97 dias em que esteve no governo, até ser defenestrado ontem.

Ele abriu as comportas do país para futuros novos bacharéis: de janeiro a março, Velez autorizou o funcionamento de 61 novos cursos de Direito. Foram exatamente 7.182 novas vagas.

País dos bacharéis

Os números do CF-OAB são oficiais até esta segunda-feira (8) ao meio-dia. O Brasil já tem 1.132.390 advogados inscritos – sendo 576.990 do gênero masculino e 555.400 do feminino. No RS, a classe tem 82.785 pessoas; destas, 41.525 são homens e 41.260 são mulheres – uma diferença de apenas 265.

O crescimento do número de advogadas é gradativo. Elas já são maioria em seis estados: Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro e Rondônia.

Números parelhos no RS

A advocacia gaúcha tem seu maior efetivo atual na faixa dos 26 aos 40 anos – são 35.179 profissionais. Nesse grupo etário, são 20.365 mulheres (58%) sobrepujando quantitativamente os 14.814 homens (42%). Uma diferença numérica de 5.551

Entrementes, estudo do IBGE mostra que, à medida que a idade avança, aumenta a desigualdade salarial das mulheres em relação aos homens. Dos 25 aos 29 anos, elas ganham 87% do rendimento médio deles, proporção que cai entre os 40 e os 49 anos.

_________________________________________________________________________________________________________________________
Siga o Espaço Vital no Facebook !

Estamos com perfil novo no Facebook, mais atuante e sempre levando as notícias do meio jurídico, humor e crítica. Aquele anterior perfil a que o leitor se acostumou até 2018, não mais está ativo. Interaja conosco no novo local certo. Siga-nos!

Este é o novo perfil do Espaço Vital no Facebook: clique aqui


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Notícias Relacionadas

Municipalidade de New York

Charging bull, o touro de New York

 

Charging bull, o touro de New York

É uma estátua de bronze postada no Financial District, próximo à Bolsa de Valores em NYC. Simboliza o mercado pujante, a força e poder do povo estadunidense. Saiba porque o Espaço Vital escolheu tal imagem para ilustrar a matéria sobre os milhões que a OAB-RS envia, todos os anos, ao Conselho Federal da OAB, um arrecadador de R$ 104 milhões anuais.“Quem passa as mãos pelo chifre do touro consegue atrair sorte e riqueza e tem vigor para reagir contra abusos” – dizem operadores financeiros de sucesso.

Arte de Camila Adamoli – Foto Camera Press

Enfrentando uma poderosa elite

 

Enfrentando uma poderosa elite

Reunião de quatro movimentos de advogados que estão insatisfeitos com os rumos tomados pelo Conselho Federal da OAB. Um manifesto à população brasileira adverte que “laborar exclusivamente nas falhas e nulidades processuais, nas brechas da lei, e nas medidas protelatórias que visam atrasar a prestação jurisdicional, desvirtua a lógica jurídica”.