Ir para o conteúdo principal

Edição de terça-feira, 19 de março de 2019.
https://www.espacovital.com.br/images/jus_azul_caricatura_2.jpg

Operação Lavoisier na IVI: uma jovem de 80 anos que se renova!



Arte EV sobre foto Visual Hunt

Imagem da Matéria

Como diz o seu nomoteta Ricardo Wortmann, a IVI – Imprensa Vermelha Isenta - é uma jovem de 80 anos que se renova. Eu acrescento: é a teoria ´Lavoisier´: da natureza esportiva nada se perde, tudo se transforma. É o bife que vira croquete. Luiz Zini Pires e Luis Henrique Benfica e Artur Chagas (lamento!) não integram mais o Grupo RBS. Numa das vagas entra Leonardo Papoula.

Relembro que ele foi um dos protagonistas do pãozinho com papoula, a maior experiência empírica já feita no futebol para provar que o atleta Anderson não havia ingerido substância proibida. (Por isso, foi indicado ao Nobel do Pão). É que Anderson teria comido apenas alguns pãezinhos. Pois é. Ciência é ciência! É o ludo-empirismo!

Leonardo Papoula já começou bem na coluna que era de Zini. Como sempre faz a IVI, a estratégia é achar defeitos no adversário do Grêmio, uma vez que, se este ganhar, ganhou de um morto. Pedro Ernesto fez assim com o Real Madrid.

Pois Papoula, agora, traz a história (descobriu a América) de que o Libertad tinha e tem relações com o poder. Uau. “Jenial”, com ´j´. Ninguém sabia. Digo: E daí? Quer discutir as relações do futebol com o poder no Brasil? Quer?

Esperem para daqui a alguns dias uma reportagem do Grêmio e Leitão de Abreu. Ou Grêmio e seu ilustre torcedor general Médici. Ah, como diria o também demitido da IVI da Ipiranga Marco Antônio Pereira, “vai te afumentar”. Não tem assunto? Publica uma receita de bolo. Ou publica o salário de D´Alessandro, o juiz da comarca.

Amanhã (13), dia do jogo Inter x Alianza, deve sair, na ex-coluna do Zini, matéria de Leonardo dizendo que o Alianza é o Barcelona de Lima. Não achará defeitos no poderoso Alianza (extra, extra, Fujimori era conselheiro do Alianza!).

Claro: o Inter, ganhando, não ganhará de um time paraguaio ligado a poderes obscuros e que teve Ströessner como torcedor. De novo: “Ah, vai te”... Larguei. A IVI é demoooiiiss!

É a IVI que desce para sambar. A IVI está em festa. Inter ganhou do Palestino com gol de Sóbis. Quer algo mais fascinante que isso? Estão molhadinhos. Agora já dizem que o jogo contra o Alianza-Manchester City de Lima é final de Copa. Tudo “deles” é melhor.

Lendo o Pravda da Ipiranga, órgão oficial da IVI, é fácil constatar essa verdade (ups, Pravda quer dizer verdade, só que é a verdade do Partido!). Sóbis, segundo a avaliação do Pravda de ontem, vai virar vinheta de tevê por causa do gol contra o Aimoré. Entrementes, os gols de Cebolinha não dão vinheta, é claro. Mas os do Sóbis... Ah!!! Tem até estatística do novo queridinho da IVI, Nonato. Quantas vezes Nonato piscou, quantas vezes coçou a perna, quantas vezes ajeitou o cabelo... Essa IVI...

De faltas e de barreiras

Recebi valiosa contribuição do professor da UFRGS, Luiz Padilla, sobre o tema “a falta de cobradores de faltas”. Diz ele: “Vamos honrar o Valdomiro, camisa 7 do Internacional nos anos 70-80, um dos melhores exemplos de como a dedicação traz resultados na cobrança de faltas. Ele ficava treinando a cobrança de faltas, num primeiro momento, sozinho, ao final do treinamento”.

Padilla também detalha: “Lesão de esforço repetitivo pode ser prevenida com movimentos anatomicamente corretos. Joelho articula frente-atrás. Fazer movimentos laterais, ainda que leves, causam lesão. Aplicação de lâminas de gengibre e açafrão no local por uma hora também evitam a lesão”. Obrigado, professor.

Lembrei de voltar ao tema, depois da bela cobrança de falta de Jean Pierre, contra o Rosário. Dizem que ele, na base, treinava cobranças. Já pensaram se tivéssemos três bons cobradores de faltas? A ver se Renato vai confiar ao JP as cobranças, como confiava ao Jael.


Comentários

Roberto Naime - Geólogo 12.03.19 | 11:22:24
O Papoula é insuperável...
Roberto Naime - Geólogo 12.03.19 | 11:19:48
O Papoula é inigualável...
Banner publicitário

Mais artigos do autor

Fundada a AVI – Arbitragem Vermelha Isenta ...

O mais novo integrante do grupo de assopradores pró Inter é Daniel Nobre Bins. Ele se junta a Anderson Daronco, Leandro Vuaden, Vinicius Amaral e outros de menor expressão (por enquanto...)

Por que não há mais cobradores de faltas?

“Conclamo os leitores a olharem atentamente a foto e a recordarem os tempos gremistas de Tadeu Ricci, Nelinho, Anderson Lima e outros. E tem também uma pérola de David Coimbra, postada em 2015: ´Esse Romildo Bolzan não entende de futebol!´”...

A relação entre sexo e pênaltis

A foto chamativa que aproxima Diori Vasconcelos, Anderson Daronco, o zagueiro Moledo, Bill Clinton, Monica Lewinski, etc. E o pênalti (não marcado) que favoreceu o Inter e prejudicou o Veranópolis.

Pedidos ao Papai Noel

“Conceda-me este desejo: que o presidente Romildo demita o primeiro fisiologista que disser ´tem de priorizar competições, por causa da linha de comportamento fisiológico dos atletas´”.