Ir para o conteúdo principal

Edição de sexta-feira , 11 de outubro de 2019.

Babaquice tupiniquim



Coincidência. No mesmo espírito de registro de hoje, no Espaço Vital, “O temor irônico de advogados: terem que usar gel no cabelo...”, o jornal O Globo, do Rio, publica hoje (8) interessante matéria sobre o insensível uso obrigatório de paletós e gravatas, pelos advogados, em alguns tribunais.

Escreve o colunista sergipano, radicado no Rio:

O Órgão Especial do TRF da 2ª Região gastou, ontem (7) mais de uma hora para decidir, por maioria de votos, que advogados (tan, tan, tan, tan!) terão, sim, de usar terno e gravata durante as sessões, mesmo durante o verão, ao contrário de três outros tribunais regionais (TJ-RJ, TRE-RJ e TRT-1).

De um lado, tinha desembargador defendendo a retirada do adorno em torno do pescoço por causa do imenso calor nesta época do ano. (A OAB tem pesquisa mostrando que, entre os advogados, 46% têm pressão alta, bem acima da média nacional, de 25,7%, e o quadro pode se agravar com o tempo quente).

Do outro lado, havia magistrados defendendo a gravata em nome do “decoro e o respeito” ao Poder Judiciário.

A vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, considerou o debate sobre a gravata uma “babaquice tupiniquim”.

Ela ainda brincou com o fato de o marido, André Ricardo Cruz Fontes, presidir o TRF-2:

— Hoje ele vai dormir na portaria! – arrematou.

Leia nesta edição do Espaço Vital

“O temor irônico de advogados: terem que usar gel no cabelo”...


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser comentar ou esclarecer alguma notícia, disponha deste espaço.
Sua manifestação será veiculada em nossa próxima edição.

Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

O poder feminino em dois TRTs e na advocacia gaúcha

Pela quarto biênio consecutivo, o TRT-RS será presidido por uma mulher (Carmen Izabel Centena Gonzalez). O TRT-SC elegeu ontem (7) também uma mulher: Lourdes Leiria. E na OAB-RS aumenta a diferença do gênero feminino: superioridade do número de advogadas (50,17%) e estagiárias (55,98%).

Charge de HUMOR POLÍTICO

'Se não fosse o STF, não haveria combate à corrupção no Brasil' – disse Toffoli

 

'Se não fosse o STF, não haveria combate à corrupção no Brasil' – disse Toffoli

Presidente do Supremo fez, no Plenário, discurso em defesa da Corte. “É uma falácia e uma desonestidade intelectual dizer o contrário (...) Se existe o combate à corrupção é graças ao STF que, juntamente com o Congresso Nacional e o Executivo, elaboraram pactos republicanos em 2004 e em 2009”.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Transmissão ao vivo – O Espaço Vital retransmitirá hoje à tarde, ao vivo, a sessão do STF, marcada para as 14h. Pode ocorrer atraso. As imagens só serão disponibilizadas pela TV Justiça quando a sessão efetivamente começar.