Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre, 20.2.2020.
Próxima edição na quinta-feira 27

A Situação ganhou de novo!



Eleições OAB-RS 2018

Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Imagem da Matéria

O grupo OABMais que, em 2007 assumiu pela primeira vez a OAB gaúcha, ficará no poder por mais três anos, a partir de 1º de janeiro próximo, em função da expressiva vitória de Ricardo Breier sobre os oposicionistas Paulo Petri da Silva e Paulo Peretti Torelly.

Faltam computar os resultados de seis urnas, que só serão disponibilizados ao TRE-RS na próxima segunda-feira.

A Chapa 1 somou 70% dos votos válidos, tirando uma esmagadora vantagem sobre as Chapas 2 e 3.

Como se vê, a oposição estava dividida. Mas, mesmo assim, nem a soma dos votos das duas chapas oposicionistas teria sido capaz de alcançar ou suplantar a chapa situacionista.

A situação na OAB gaúcha está consolidada desde as eleições de novembro de 2006, quando Claudio Lamachia legitimou-se para assumir a presidência, sendo reeleito três anos depois. Posteriormente, os eleitos foram Marcelo Bertoluci (2013-2015) e Ricardo Breier (2016-2018).

A posse do presidente hoje reeleito será no dia 1º de janeiro de 2019.

Confira aqui os números de votos e percentuais completos. 

 


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação, clicando aqui.

Comentários

Lauro Fernando Mackmillan Porto - Advogado 01.12.18 | 23:52:18
Meus parabéns aos integrantes da Chapa 1 em especial ao Dr. Breier pela brilhante vitória com mais de 70% dos votos. Abraços
Ciro C. De Sousa - Advogado 30.11.18 | 21:50:48

Boa noite. O que vi na eleição para a presidência da OAB foi uma chapa achacando todos os advogados que se dirigiam às suas seções para que votassem em determinada chapa, dificultando inclusive a entrada. Infelizmente uma desorganização geral, cabos eleitorais talvez sendo pagos para planfetarem em nome da chapa 1.

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Municipalidade de New York

Charging bull, o touro de New York

 

Charging bull, o touro de New York

É uma estátua de bronze postada no Financial District, próximo à Bolsa de Valores em NYC. Simboliza o mercado pujante, a força e poder do povo estadunidense. Saiba porque o Espaço Vital escolheu tal imagem para ilustrar a matéria sobre os milhões que a OAB-RS envia, todos os anos, ao Conselho Federal da OAB, um arrecadador de R$ 104 milhões anuais.“Quem passa as mãos pelo chifre do touro consegue atrair sorte e riqueza e tem vigor para reagir contra abusos” – dizem operadores financeiros de sucesso.

Arte de Camila Adamoli – Foto Camera Press

Enfrentando uma poderosa elite

 

Enfrentando uma poderosa elite

Reunião de quatro movimentos de advogados que estão insatisfeitos com os rumos tomados pelo Conselho Federal da OAB. Um manifesto à população brasileira adverte que “laborar exclusivamente nas falhas e nulidades processuais, nas brechas da lei, e nas medidas protelatórias que visam atrasar a prestação jurisdicional, desvirtua a lógica jurídica”.