Os direitos trabalhistas do anjo da guarda
Contador de causos | Publicação em 29.04.14Charge de Gerson Kauer

Por Mauricio Antonacci Krieger, advogado (OAB/RS nº 73.357).
Na segunda-feira cedo, o Dr. Richard tem um compromisso agendado em seu escritório: uma consulta jurídica. Pontualmente às 9h, a secretária Sheila Bauer introduz o cliente na sala do profissional da Advocacia.
O Dr. Richard logo cumprimenta o visitante e pergunta qual é mesmo seu nome.
- Meu nome é Anjo! - responde.
- Ok, senhor. Anjo do que?
- Meu nome completo é Anjo Santos da Guarda e eu vim aqui para ver meus direitos trabalhistas e, se possível, logo entrar com uma reclamatória.
O advogado já desconfiado do nome inusitado do cliente pede um resumo dos fatos, para avaliar o que pode ser feito.
O relato objetivo vem em seis frases:
- Doutor Richard, eu tô trabalhando demais e não estou recebendo nada em troca. O meu empregador não me dá nada. Não tenho férias, nem sequer repouso semanal remunerado, trabalho 24 horas por dia e não ganho horas extras nem adicional noturno e, ainda por cima, meu empregador gosta de viver a vida perigosamente, vive se arriscando. Está sempre bebendo em festas e depois pega o carro e anda a quase 100 km por hora pela Av. Ipiranga. Sem contar que usa drogas e com frequência é ameaçado por traficantes e eu já não sei mais o que vou fazer para protegê-lo. Por isso preciso que pelo menos meus direitos sejam respeitados.
O advogado começa a rir e diz a seu cliente:
- Meu amigo, não há nada que eu possa fazer pelo senhor, a não ser sugerir que procure um psicólogo. E agora, por favor, queira se retirar que aqui é um escritório sério.
O senhor Anjo Santos da Guarda vai embora sem falar nada ao advogado e, quando passa pela sala da secretária, solta duas frases:
- Senhorita Sheila, diga ao seu chefe que eu me demito. Nessas condições não dá pra trabalhar!
No dia seguinte, o Dr. Richard sofre um acidente de carro e vai para o hospital em estado grave. Ainda consciente e sem se dar conta de quem o havia visitado na véspera em seu escritório, começa a rezar:
- Anjo da guarda, o meu passo ilumina e guarda a minha alma...