Ir para o conteúdo principal

Edição de terça-feira ,19 de novembro de 2019.

Isento de carimbo



Contador de causos

Charge de Gerson Kauer

Imagem da Matéria

Na pequena cidade interiorana, havia um cartório que era um primor de organização e limpeza. O tabelião era apaixonado pelo uso de carimbos e etiquetas.

Em sua mesa - organizadamente - havia dezenas de carimbos de todos os modelos e formatos. Alguns com cercadura, outros com letras itálicas. A maioria retangulares, mas alguns redondos. Sem faltar um em formato de losango, com a expressão "Ordem e Progresso" que o tabelião usava durante a Semana da Pátria.
 
As almofadas das tintas eram três: uma preta (para coisas mais comuns como o reconhecimento de firma por semelhança); uma azul (usada para autenticações de fotocópias); e uma vermelha (usada para casos de firmas autênticas, recibos de quitação etc).
 
A papelada que passava pela mesa do tabelião era carimbada em todo o espaço possível. E quando havia interesse de incapazes, ele apunha uma etiqueta gomada dourada, sobre a qual imprimia um sinete em alto relevo: "Cartório do Doutor... - Documento duplamente conferido por haver interesse de menor(es)."

Na governo Figueiredo, veio a lei de desburocratização, liderada pelo saudoso ministro Hélio Beltrão. Muitos papéis que demandavam idas e voltas, carimbos e mais carimbos, passaram a ser dispensados.
 
O tabelião ficou inconsolável - olhando com tristeza a sua coleção de carimbos, agora inúteis. Mas acabou por arranjar uma maneira inteligente de manter a “carimbação” em todos os papéis que por ali transitavam.
 
Mandou fazer um novo e vistoso apetrecho com três palavras: “ISENTO DE CARIMBO”.

E continuou marcando documentos com seu novo carimbo.
 
Mas com um diferencial: a cor passou a ser verde.

A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser comentar ou esclarecer alguma notícia, disponha deste espaço.
Sua manifestação será veiculada em nossa próxima edição.

Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

O juiz salvador

Uma piada da “rádio-corredor” da OAB nacional ironiza como, em algum lugar do universo, um magistrado teria salvo um notório político que estava se afogando numa praia deserta...

Charge de Gerson Kauer

Os direitos trabalhistas do anjo da guarda

 

Os direitos trabalhistas do anjo da guarda

O advogado tem, cedo na manhã de segunda-feira, uma consulta jurídica a atender. O cliente pretende o ingresso de uma ação trabalhista. O profissional da Advocacia escuta, anota e conclui que a solução está no atendimento por um psicólogo.

Charge de Gerson Kauer

Pesadelo jurisdicional

 

Pesadelo jurisdicional

Na madrugada, em meio a um sonho conturbado, a juíza é interpelada pela ´Jurisdição´ e admite: "a estagiariocracia é uma moderna técnica de gestão! Está dando tão certo que até estou conseguindo começar meus fins-de-semana nas quintas-feiras".