Ir para o conteúdo principal

Edição de sexta-feira ,06 de dezembro de 2019.

Entra em vigor hoje a lei que amplia combate à lavagem de dinheiro



Legislação
Entra em vigor nesta terça-feira (10) a lei que aumenta o rigor nos crimes de lavagem de dinheiro. A proposta, que tramitava desde 2003 no Congresso, foi sancionada ontem (9) pela presidenta Dilma e estará sendo publicada no Diário Oficial, para entrada imediata em vigor.

Entre outros pontos, a nova lei permitirá que sejam tipificados como lavagem de dinheiro os recursos vindos de qualquer atividade ilícita ou de origem desconhecida. Antes, a lei restringia o ilícito ao dinheiro vindo de crimes como tráfico de drogas e armas, terrorismo ou crimes contra a administração pública.

A norma permitirá a apreensão de bens em nomes de laranjas e também possibilitará a venda dos bens apreendidos antes do final do processo e que os recursos sejam depositados em juízo até o final do processo.

Até ontem, a venda só podia acontecer depois do julgamento final e os bens ficavam a cargo da Justiça. Muitas vezes, veículos e outros bens se deterioravam antes do final do processo.

Pela nova norma, quem trabalha, por exemplo, com contratação de jogadores de futebol, eventos artísticos e esportivos ou trabalha no mercado de artigos de luxo têm de informar as transações ao Coaf.

A nova lei também inclui no leque pessoas físicas que trabalham com compra e troca de moeda estrangeira
– doleiros – como obrigados a prestar informações ao Coaf.

Até o momento do fechamento desta edição do Espaço Vital o teor da nova lei não estava disponibilizado no saite da Presidência da República. A edição deste saite será atualizada, logo que o texto legal seja publicado.

A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser comentar ou esclarecer alguma notícia, disponha deste espaço.
Sua manifestação será veiculada em nossa próxima edição.

Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Um decreto presidencial derruba 323!

As normas são do período de 1918 até fevereiro de 2019, ao longo de 101 anos de República e deixarão de existir no próximo dia 17 de agosto.

Nova norma altera dispositivos das Lei das Sociedades Anônimas

Lei federal nº 13.818, ontem publicada, dispõe sobre as publicações obrigatórias e amplia para R$ 10 milhões o valor admitido de patrimônio líquido para que a sociedade anônima de capital fechado faça jus ao regime simplificado de publicidade de atos societários.

Arte de Camila Adamoli sobre fotos Visual Hunt e Camera Press

Programa Veículo Legal: ideia gaúcha para uma quitação às claras

 

Programa Veículo Legal: ideia gaúcha para uma quitação às claras

Começa a tramitação do projeto de autoria do deputado Sebastião Melo (MDB). O IPVA atrasado e as multas de trânsito poderão ser pagos, on line, via cartões de crédito e/ou débito, no momento da abordagem policial. Excluem-se os veículos envolvidos em ilícitos policiais e os com pendências judiciais. Leia a íntegra do projeto de lei.

Liminar suspende obrigatoriedade de bombeiros civis em shopping

A lei municipal - sancionada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior - estabelece como “obrigatória a contratação de equipes com profissionais habilitados para o combate a incêndio” em estabelecimentos com capacidade de lotação mínima de 400 pessoas, ou de mil pessoas, no caso de ´campi´ universitários.