
As derrotas de Davi Alcolumbre, o político do baixo clero
Publicação em 22.12.20Charge de Kacio Pacheco - Tribuna da Internet

- Prisão do prefeito Crivella
Investigado em inquérito conhecido como o 'QG da Propina', foi preso às 6h45 da manhã desta terça-feira (22) o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.
O político estava em casa, na Barra da Tijuca.
Também foram presos Rafael Alves, homem de confiança do prefeito e apontado como operador do esquema, e o delegado de polícia aposentado Fernando Moraes.
- Dezembro azíago para Alcolumbre
Não adiantou que David Alcolumbre (DEM) praticamente tivesse se mudado para Macapá, na esperança de fazer seu irmão Josiel Alcolumbre (DEM) o novo prefeito da capital do Amapá. O candidato Doutor Furlan (Cidadania), médico cardiologista, teve 55,67% dos votos válidos (101.091), contra 44,33% (80.499) do opositor.
O vencedor - que tem 47 anos, mora em Macapá há 7 anos e tem 7 filhos - nasceu na Costa Rica, quando os pais dele mudaram de país para estudar.
Neste segundo semestre, a cada dez sessões deliberativas no Senado, Alcolumbre presidiu menos de quatro. Dedicado também à tentativa de reeleger-se na presidência da Casa, comandou só 38% das sessões.
E foi o recordista de voos em jatos da FAB - todos para levá-lo e buscá-lo na capital amapaense. É prerrogativa do cargo...
- Cabalístico, ou teratológico?
No Supremo, ano passado, 6 x 5 foi o placar para impedir a prisão de criminosos e mensaleiros antes do trânsito em julgado.
Mesmo escore, semana passada, no caso do falecido sergipano que - em vida - mantinha duas uniões estáveis simultâneas (Uma com uma mulher; a outra com um homem).
E também foi 6 x 5 o resultado da derrota de Davi Alcolumbre na tentativa de poder concorrer de novo no Senado.
Perdedor, Davi pensou sobre formas de retaliar o STF. Mas foi desaconselhado por colegas próximos. Uma ação contra os seis ministros que lhe negaram o direito atingiria também os cinco que o apoiaram.
Por isso, os pedidos para a criação da CPI da Lava Toga e impeachment de ministros continuarão a dormir nas gavetas de Alcolumbre. Chances de trânsito, só com o novo presidente da Casa, a partir de fevereiro.
Em tempo: em dois anos, o presidente do Senado nunca deixou de agir como um político do baixo clero. Sem luz própria, se equilibrou graças à distribuição de cargos e favores.
- Mediação na Rede Metodista
O vice-presidente do TRT da 4ª Região, Francisco Rossal de Araújo, mediou um acordo entre professores e instituições da Rede Metodista de Educação. Os profissionais foram representados pelo Sindicato dos Professores do Estado do RS. A negociação também teve a participação da procuradora regional do Trabalho Beatriz de Holleben Junqueira Fialho.
O acordo estabelece uma agenda de pagamento de verbas salariais e férias que estão em atraso. Também garante que a partir da folha de novembro de 2020 será pago ao menos 70% do salário líquido dos professores, e que os dias de greve não serão descontados. As instituições que integram o acordo ofereceram dois imóveis como garantia de pagamento.
Os termos da conciliação serão encaminhados como acordo extrajudicial, para ser homologado pelo Cejusc 1º Grau.
Participam deste acordo: o Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA), o Instituto Metodista de Passo Fundo, o Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC), o Instituto União de Uruguaiana da Igreja Metodista, o Instituto Educacional Metodista (IEM) e o Instituto Metodista Centenário (Colégio Centenário e Faculdade Metodista de Santa Maria).
- Chegou o Dragão
A Petrobras iniciou a montagem do seu mais novo supercomputador, um gigante que precisou de 10 caminhões para ser transportado. Chamado de Dragão, terá capacidade de processar o equivalente a quatro milhões de telefones celulares.
A máquina será posta a processar dados geofísicos nas plataformas.
- 51% dos domicílios atingidos
Um em cada dois domicílios brasileiros (o número exato é 51%) enfrentou algum nível de queda de renda do trabalho em
12 meses. A conta, a partir da Pnad do terceiro trimestre, é da pesquisadora Mariana Leite, da consultoria IDados.
Percentualmente, quem mais perdeu renda foram aqueles menos pobres : 85 % dos domicílios com renda do trabalho superior a cinco salários sentiu mais o baque, em diferentes proporções).
- Dilma ainda na pauta
O ano é 2020 - quase 2021 - mas o STF ainda está analisando o impeachment de Dilma Rousseff, ocorrido em 2016. Por 11 a zero, na sexta passada, os ministros declararam prejudicado um recurso contra a retirada da ex-presidente. O julgamento virtual foi finalizado no sábado.
O relator, Alexandre de Moraes, disse que "não se vislumbra a possibilidade do surgimento de qualquer utilidade prática na continuação deste processo.”
A petição contra o impeachment é do advogado Eloi dos Santos Cruz.
- Avante deu para trás...
A Justiça eleitoral declarou nulos todos os votos recebidos por candidatos a vereadores pelo Avante em Mangaratiba (RJ). A acusação é que a legenda cometeu fraude para cumprir a cota mínima de candidaturas de mulheres (30%). Cabe recurso.
Segundo a denúncia, duas mulheres foram inscritas como candidatas apenas para preencher a cota. Documentos apresentados pelo autor da ação - um candidato a vereador pelo Cidadania - e recolhidos pelo Ministério Público mostram que as duas não fizeram gastos nem produziram material de campanha.
Na decisão, além de declarar a nulidade dos votos, a Justiça deferiu também o pedido de cancelamento da diplomação de Leandro de Paula, o único vereador eleito pelo partido no município.