Ir para o conteúdo principal

Edição de terça-feira, 21 de agosto de 2018.
http://www.espacovital.com.br/images/mab_123_13.jpg

Já são 1.086.011 advogados brasileiros registrados



Imagem Amino Apps

Imagem da Matéria

 Quantos advogados somos?

O cadastro nacional do CF-OAB fechou a segunda-feira 30 de abril de 2018 com 1.086.011 advogados inscritos em todas as seccionais. Uma predominância masculina, com uma diferença pouco superior a 32 mil: são 559.741 homens e 526.270 mulheres.

No RS, são quase 80 mil profissionais, em números arredondados: destes, 40.850 são do sexo masculino; 38.534 do sexo feminino.

Sobre advogados/as com diversidade de gênero, algumas curiosidades. Desde janeiro de 2017, a Ordem já emitiu, em todo o país, 62 certidões que permitem que travestis, transexuais e transgêneros usem seus nomes sociais substituindo o nome civil no exercício da profissão. A questão foi regulamentada em 2016, por meio da Resolução nº 5/2016 do Conselho Federal.

Até o momento, 12 seccionais estaduais e do Distrito Federal emitiram carteiras da OAB para advogados/as trans.

A Bahia é o Estado com mais registros: nove casos. O Distrito Federal está em segundo lugar, com oito. A única região do país sem emissões, por enquanto, é a Centro-Oeste. Segundo a resolução, o registro deve seguir “a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica”, mediante solicitação prévia e formal.

A advogada transexual Márcia Rocha foi quem recebeu a primeira certidão do país, da seccional São Paulo, em janeiro de 2017. No Rio Grande do Sul são seis casos.

Veja as demais emissões pelo país: Amazonas (6), Bahia (9), Ceará (4), Distrito Federal (8), Maranhão (6), Minas Gerais (2), Paraíba (4), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (6), Rio Grande do Norte (4), São Paulo (6).

  Doutores negros

Não é dado estatístico absoluto, mas uma estimativa da Aliança para a Inclusão Racial no Mercado Jurídico: entre os advogados dos maiores escritórios do Brasil, só 2% são negros.

Em parceria com o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) e a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, a mencionada Aliança traça estratégias para tentar reduzir essa desigualdade.

 Suicídios regulamentados

O STJ decidiu, na semana passada, que as seguradoras não terão que pagar as indenizações de seguros de vida, em casos de suicídios cometidos antes que se completem dois anos a partir da contratação da apólice. Essa delimitação temporal era uma antiga pretensão das companhias de seguros.

O acórdão – que vai dar panos para mangas – ainda não está publicado pelo “tribunal da cidadania”.

 Direto de Curitiba

Segredo que teria sido ouvido ontem, em determinado corredor da Polícia Federal, na capital paranaense: “O primeiro 1º de maio condenado, a gente nunca esquece”...

Há controvérsias sobre quem teria sido o autor da frase.


Comentários

Banner publicitário

Mais artigos do autor

O estudante que enfrentou Lewandowski

• Numa aula de TGE, na Faculdade de Direito da USP, um jovem de 19 anos lembrou ao ministro integrante da 2ª Turma (70 de idade) que ele “não está mais dando aula apenas para os filhos dos seus colegas juízes, mas também para o filho e a filha do porteiro e da empregada”.

 Entre os subsídios secos e vantagens indiretas, os ganhos de cada ministro do Supremo são de R$ 650 mil anuais.

• Supremo decide este mês caso paradigmático oriundo de Canela (RS): os pais têm direito a ensinar os filhos em casa?

 Conselho Federal da OAB decide, no dia 4 de setembro, a ampliação da política de cotas de gênero.

“Japonês da Federal” revela ter sido agente da ditadura nos anos 70

 Mas ele concluiu que o melhor é o período democrático. “Sou contra direita e esquerda” – diz.

 Recuperação judicial da Editora Abril. Passivo é de 1 bilhão e 600 milhões.

 Indenização para casal que comprou apartamento (“Residencial Liberdade”) no entorno da Arena do Grêmio.

Biotônico Fontoura para a presidente do STF melhorar o apetite

 Cármen Lúcia (que está pesando 40 quilos) avalia que há 13 milhões de desempregados indignados com a expectativa de aumento nos salários da magistratura e...os efeitos-cascata.

 Do que Dias Tóffoli não lembrou, ao explicar o mimo financeiro para os ministros...

 A estranha placa que apareceu no cemitério público de Santa Cruz do Sul.

 O colorado D´Alessandro vence o Município de Porto Alegre, em embargos do devedor contra executivo fiscal. (Leia a sentença).

A possibilidade da visita íntima de Adriana Ancelmo ao ex-governador Sérgio Cabral

 Onde, quando e com que duração seria(m) o(s) encontro(s)? Ele já tem condenações superiores a 100 anos. E ela está em prisão domiciliar concedida por Gilmar Mendes.

  TRT-RS invalida banco de horas da General Motors em Gravataí.

  Gaúcho Francisco Rossal de Araújo convocado para atuar como ministro do TST.

Gilmar Mendes devolve ao TJRS ação de desembargador gaúcho contra vereador porto-alegrense

 Ex-presidente da corte do RS busca indenização. Ministro do STF determina que o tribunal estadual selecione dois ou mais recursos representativos da controvérsia, para fins de afetação.

 Defesa de Lula desiste, no STF, do pedido de liberdade de Lula.

 Elogio e consideração às maravilhosas mulheres brasileiras.

 Nosso país envelhecendo: 531 dos 5.570 dos municípios brasileiros já têm mais moradores acima de 60 anos do que menores de 15 anos.