Ir para o conteúdo principal

Terça - feira, 22 Agosto de 2017

Cooperativas de crédito equiparadas às instituições financeiras



A edição nº 83 da Jurisprudência em Teses, que apresenta entendimentos do STJ sobre temas específicos, traz um novo grupo de decisões sobre direito bancário.

Uma das teses resumidas determina que “as cooperativas de crédito são equiparadas às instituições financeiras, aplicando-se-lhes o Código de Defesa do Consumidor, nos termos da Súmula nº 297/STJ”. (AResp nº 906.114).

Outra tese destacada estabelece que “não há relação de acessoriedade entre o contrato de compra e venda de bem de consumo e o de financiamento bancário com alienação fiduciária destinado a viabilizar a aquisição do bem”. (Agravo no REsp nº 1.519.556).


Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Abusividade da Sadia ao incentivar consumo de produtos calóricos

STJ confirma multa de R$ 428 mil, valor retroativo a 2007. Campanha publicitária direcionada ao público infantil, incentivava os pequenos consumidores a trocarem os selos impressos nas embalagens por mascotes dos Jogos Olímpicos, mediante o pagamento adicional de R$ 3,00. 

Moeda antiga no interior de mariola saboreada por advogado porto-alegrense

Condenação da fabricante DaColônia Alimentos Naturais e da Cia. Zaffari Comércio e Indústria.  Configuração do dano moral sem que se exija a ingestão completa do alimento com o corpo estranho. “A potencial exposição do consumidor a risco já basta para a configuração da lesão extrapatrimonial” – diz o julgado.