| |
A intenção (louvável) de noticiar os fatos sempre em "cima da hora", mas a circunstância (reprovável) de não conferir a autenticidade de detalhes importantes, levou ontem a Globo News (canal 40) e a Record News a cometerem aquilo que - em linguagem jornalística - se chama de "barriga" - e das volumosas.
A Globo News passou um tempo no ar, ontem, com imagens de um incêndio, próximo a Congonhas, informando que um avião da Pantanal havia caído na região Sul de SP. A Record News fez o mesmo, sem imagens.
Já a Tv Record e a Tv Band entraram com a informação, correta, de que se tratava de um incêndio em uma fábrica de colchões. O apresentador José Luiz Datena pôs-se a criticar o erros dos dois canais.
"Nós interrompemos a transmissão da CPI dos Cartões Corporativos para mostrarmos imagens ao vivo de São Paulo. Acaba de chegar a informação de que um avião da empresa aérea Pantanal caiu em cima de um prédio comercial na Zona Sul de São Paulo". Foi assim, às 17h17 de ontem, que a GloboNews noticiou como acidente aéreo um incêndio numa loja de colchões em Moema que deixou duas pessoas levemente feridas.
A notícia assustou os paulistanos, pouco mais de dez meses depois do maior acidente aéreo da história do País. A notícia ficou no ar durante cerca de quatro minutos e causou confusão até na mídia internacional. A possibilidade de uma nova tragédia aérea fez a comitiva do presidente Lula, que estava na capital, ligar para a Aeronáutica, cobrando informações.
Alertado por um assessor, o deputado federal Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) chegou a informar os colegas sobre a queda do avião durante a sessão oficial da CPI dos Cartões Corporativos, que ouvia o depoimento do ex-secretário de Controle Interno da Casa Civil José Aparecido Nunes.
Só após desmentidos oficiais da Secretaria de Segurança Pública, do Serviço Regional de Proteção ao Vôo (SRPV), da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Pantanal que as emissoras começaram a registrar, corretamente, que se tratava de um incêndio.
A Globonews não informou a origem do erro, mas se justificou (leia adiante). A Folha Online chegou a anunciar o acidente em um título na homepage, mas creditou a informação à Globonews.
A Record News usou a expressão "suspeita de queda de avião nas proximidades da av. Santo Amaro".
Minutos após a notícia da Globonews, a empresa Pantanal divulgou um comunicado negando o fato, que também foi desmentido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e pelo Corpo de Bombeiros.
A Globo News, após cerca de cinco minutos de transmissão, passou a informar que o incêndio ocorreu em uma fábrica de colchões e que não havia vítimas. Em seguida, a notícia sobre o local do incêndio foi mais uma vez reformulada, para a versão final de que se trata, de fato, de uma loja de tapetes e colchões.
O canal de notícias não revelou a origem da primeira informação.
Procurada pela Folha Online a Globonews respondeu por e-mail, trazendo a sua explicação:
"A respeito do incêndio ocorrido hoje à tarde em São Paulo, a Globo News, como um canal de noticias 24 horas, pôs no ar imagens do fogo assim que as captou. Como é normal em canais de notícias, apurou as informações simultaneamente à transmissão das imagens.
A primeira informação sobre a causa do incêndio recebida pela Globo News foi a de que um avião teria se chocado com um prédio na região do Campo Belo, Zona Sul de São Paulo. Naquele momento bombeiros e Infraero ainda não tinham informação sobre o ocorrido.
As equipes da própria Globo News constataram que não havia ocorrido queda de avião e desde então esclareceu que se tratava de um incêndio em um prédio comercial. Poucos minutos depois o Corpo de Bombeiros confirmou tratar-se de um incêndio em uma loja de colchões".
O comunicado foi assinado pela Central Globo de Comunicação.
.......................
Leia também
TV dá barriga e saites repercutem sem checar