Terça-feira, 30 de Setembro de 2014

Contador de causos

Maquiagem durante a aula

Contador de causos   |   Publicação em 28.06.12


Anos 70 - quando ainda era permitido aos professores fumarem na sala de aulas - o catedrático de Medicina Legal do 4º ano da Faculdade de Direito era gordo, baixo e gostava de enormes charutos.
 
Era um dia de outubro, primavera já quente em Porto Alegre. A aula era sobre exame cadavérico de pessoa vítima de violência sexual seguida de morte. De repente, uma das poucas moças da turma - na época, a predominância de frequência era masculina - abre a bolsa, tira os apetrechos e distraidamente começa a retocar a pintura.
 
O professor interrompe e fica olhando em silêncio até conseguir tirar a aluna do alheamento. Quando ela percebe, recebe uma pergunta desafiadora, com um marcante sorriso irônico do professor.
 
- Tu sabias que esse teu gesto tem conotações sexuais?
 
- Como assim, professor?
- procura refazer-se a universitária.
 
- Ora, o batom é símbolo fálico. Os lábios representam a vagina. E o espelho revela a voyeuse.
 
A universitária espera diminuir o murmúrio de gozação e retruca:
 
- Ok, professor. E o que significa, então, esse enorme charuto que o senhor está fumando?
 
Nova gozação. A pergunta fica sem resposta.  E, em seguida, a retomada séria da aula.
 
Do professor não se tem mais notícias. A universitária de então - após incursão em outras áreas do Direito - é hoje titular de notório escritório de Direito de Família.
RECEBA O EV
EDITOR EV

Marco Antonio Birnfeld formou-se advogado em 1971, pela PUC-RS. Foi em 1983 o primeiro juiz leigo dos Juizados Especiais de Porto Alegre, na época chamados de Juizados das Pequenas Causas. Atuar ali (graciosamente) significava "prestar relevante serviço público". Em um ano na função, alcançou o expressivo índice de 82% de conciliações.

Em 1º de janeiro de 2014 completou dez anos de exercício no cargo de conselheiro seccional da OAB-RS - mandatos alcançados em quatro eleições sucessivas.

Abandonou a Advocacia contenciosa em 2012, decepcionado com "o crescimento jurisdicional da estagiariocracia". Reside à beira-mar em Itajaí (SC), mas mensalmente está em Porto Alegre, para atender compromissos com a Ordem gaúcha.

Saiba mais
ARQUIVO
banner_indicadores_4.jpg
© Copyright Marco Antonio Birnfeld     |     Desenvolvido por Desize

Av. Praia de Belas, 2266, 8º andar - Cep: 90110-000 - Porto Alegre - RS - Brasil
(51) 32 32 11 00 - 123@espacovital.com.br