Ir para o conteúdo principal

Terça-feira, 28 de Julho de 2015

STJ dá critérios para apuração de haveres em retirada de sócio


A 4ª Turma do STJ, por maioria, ao julgar o REsp 958.116-PR, entendeu que a repercussão econômica do renome de um dos sócios não integra o cálculo na apuração de haveres em dissolução parcial de sociedade simples composta por profissionais liberais.

Para os ministros, o renome é atributo personalíssimo, intransferível, fora do comércio e não indenizável a título de fundo de comércio. O renomado, ao deixar a sociedade, leva consigo todos os benefícios dessa circunstância.

Decidiram os julgadores, ainda, que a apuração de haveres em sociedades simples de profissionais liberais deve seguir o art. 1.031 do CC, como se a sociedade fosse extinta, e o valor apurado deve ser dividido entre os sócios. Já quando se tratar de alienação de sociedade empresária, procede-se mediante apuração dos bens atuais mais a previsão de lucros.

Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Arte EV sobre foto Correio de Uberlândia

Morre um ladrão e nascem dois...

 

Morre um ladrão e nascem dois...

Juca Chaves lança sua nova criação, que vai cantar na grande manifestação das ruas, em 16 de agosto, contra o governo: “A honestidade há muito já sumiu / As consequências vêm sempre depois /  Por isso, todo dia, pra alegria do Brasil / Morre um ladrão e nascem dois”. Veja as imagens e ouça o áudio do lançamento.

Nani Humor.com

Superlativos e miudezas

 

Superlativos e miudezas

Piada entre agentes da Polícia Federal, na operação em que três carros de luxo foram apreendidos na Casa da Dinda. “Sabe por que o ex-presidente tem um Lamborghini Aventador que vai de 0 a 100km/h em 3 segundos?”...

Caixa preta e caixa branca

Rememore as imagens da inauguração da plataforma P-57 da Petrobras, em 2010, quando Lula afirmou que “no nosso governo a ´Petobrás´ (sic) é uma caixa branca e transparente”...