Ir para o conteúdo principal

Sexta-feira, 03 de Julho de 2015

Falta de norma permite a juiz com carro e motorista cogitar receber vale-transporte


Artigos Por Joaquim Falcão,
professor de Direito Constitucional da FGV Direito-Rio

 
O problema salarial dos magistrados não é o salário. São os adicionais. São os extras. Quando foi criado o Conselho Nacional de Justiça, estudo do ministro Nelson Jobim mostrava que existia cerca de 32 adicionais que aumentavam o salário.

Alguns previstos pela lei federal (Loman), como diárias e gratificações por serviços à Justiça Eleitoral. Outros não, criados pelos próprios tribunais, pelos próprios desembargadores, pelas Assembleias Legislativas estaduais.

O que o Supremo tem que decidir é isto: podem tribunais estaduais ou assembleias legislativas criar adicionais que aumentam salários acima do teto estabelecido pelo Congresso Nacional e que o Supremo tem reiteradamente dito que deve ser obedecido?

Em julgamento do caso específico do Rio, o procurador-geral da República disse que não pode. O relator Carlos Ayres Britto também diz que a lei é inconstitucional. Nos debates, Gilmar, Joaquim Barbosa, Peluso e Celso Mello se posicionaram contra os exageros da lei.

Provavelmente a lei seria considerada inconstitucional, mas Luiz Fux pediu vista. Interrompeu o julgamento.

Pelo regimento, o pedido de vista deve demorar uma semana. Mas existem pedidos que só voltam anos depois. Enquanto isto, os desembargadores continuam ganhando. Gilmar Mendes argumentou contra Fux que o Supremo já tinha posição sobre esse assunto e que essa tentativa do Tribunal do Rio de Janeiro não era isolada.

Vários tribunais a praticam. Já havia proposto, inclusive, sumula vinculante clara e de implantação imediata: "É inconstitucional a outorga a magistrado de vantagem não prevista na Loman".

O que está em jogo então? Simples. É a capacidade do Supremo de impedir de uma vez por todas que os tribunais inventem fórmulas para aumentar os salários.
 
No Paraná alguns desembargadores cogitam em pagar vale transporte a eles mesmos. Alegam que vale transporte é direito de todos. Embora já tenham carro, motoristas e cota de gasolina pagos pelo Tesouro.

Nos últimos anos o Supremo tem decidido com vigor. Mas está em jogo sua autoridade de fazer com que desembargadores desistam dessa recorrente guerrilha para aumentar seus salários. Para o Tesouro Nacional saber quando o ministro Fux vai votar é tão importante quanto saber como votará. Quando será?
 
joaquim.falcao@fgv.br

Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

O desmanche do Conselho Nacional de Justiça

O CNJ foi bom enquanto durou (...) Após a aprovação da nova Loman ficará sedimentada a intenção de transformá-lo em mais um órgão burocrático na estrutura do Poder Judiciário”. Artigo de Eliana Calmon, ministra aposentada do STJ e ex-corregedora nacional de justiça.

Justiça além da conta

Aumentos salariais e distribuição de benefícios no Poder Judiciário não combinam com as carências e as necessidades do país”. Editorial do jornal Folha de S. Paulo.

O conto do vigário dos precatórios

O governador e o prefeito de São Paulo, Geraldo Alckmin e Fernando Haddad, lançaram um engodo no Congresso Nacional travestido de carta de boas intenções”. Artigo do advogado Marco Antonio Inocenti.

Lei da Mediação: afinal, o que muda?

Há indevida confusão entre os institutos da mediação e da conciliação. Diferentemente da conciliação, a mediação não objetiva, propriamente, o acordo, mas sim o estabelecimento de uma comunicação construtiva entre os mediandos”. Artigo da advogada Cristiana Sanchez Gomes Ferreira.

Duodécuplo da taxa de juros

 

Duodécuplo da taxa de juros

O poder constituído (leia-se Estado-juiz), novamente permite aos bancos espoliar economicamente a sociedade brasileira, ao decidir de modo totalmente equivocado que ´a previsão no contrato bancário de taxa de juros anual superior ao duodécuplo da mensal é suficiente para permitir a cobrança da taxa efetiva anual contratada´ (Súmula nº 541/STJ)”. Artigo de Mauro Sérgio Rodrigues, advogado (OAB/SP nº 111.643).