Ir para o conteúdo principal

Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017

Cúpula Judicial Iberoamericana concentra ações na questão ambiental



TRF-4

Imagem da Matéria

Juiz Cândido Alfredo

O juiz federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior, titular da Vara Federal Ambiental, Agrária e Residual de Porto Alegre e convocado para atuar no tribunal atualmente, participou de 25 a 27 de abril da Assembléia Geral da 16ª Cúpula Judicial Iberoamericana, em Buenos Aires.

O evento reuniu autoridades das cortes judiciais iberoamericanas e promoveu um intercâmbio de experiências, propondo ações concentradas com o fim de fortalecer o Poder Judiciário nos países participantes e, consequentemente, o sistema democrático.
 
Leal Junior representou o Conselho da Justiça Federal e coordenou o grupo que redigiu a “Declaração de Buenos Aires”, documento com as conclusões resultantes do encontro e enunciados de ações positivas para os magistrados dos países participantes.

Segundo a declaração, “é importante que os juízes estejam atentos para a grande contribuição que podem dar, enquanto agentes públicos, para a educação ambiental e para a sensibilização da opinião pública em matéria de meio ambiente”.

Com esse fim, são sugeridas ações como a divulgação à população sobre a atuação do Judiciário em matéria ambiental, esclarecendo como estão sendo decididas as questões nessa área; também a adoção pelo Poder Judiciário de políticas de gestão ambiental, incentivando medidas para uso racional e sustentável dos recursos.

Também foi decidida a criação de um portal judicial ambiental, com a participação de juízes e funcionários, para debater temas de Direito Ambiental, promover o avanço e a implementação de políticas de gestão, bem como divulgar iniciativas e estabelecer programas de capacitação.

Também foram redigidas recomendações relativas à importância de discutir, no âmbito judicial iberoamericano, questões que envolvam juízes e meio ambiente.

Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Charge de Gerson Kauer

Conselho de Direitos Humanos pede que FEPAM negue licença para projeto da Votorantim no RS

 

Conselho de Direitos Humanos pede que FEPAM negue licença para projeto da Votorantim no RS

Projeto em parceria com a multinacional Iamgold afetaria Caçapava do Sul e municípios vizinhos. Advogados
da região temem que grande extensão possa sofrer degradação semelhante à de Minas Gerais. E especulam que -  além do interesse de políticos - o solo da região guarda ouro e não apenas chumbo, cobre e zinco, que são formalmente os três minérios declarados.

Cães pitbull em fúria !

Eles invadiram terreno vizinho e mataram gansos, perus, patos, angolistas, galinhas, um casal de pavão e três casais de faisões.

Judiaria com arara vermelha e com a idosa que a cuidava

O TRF da 2ª Região condenou a União a indenizar uma idosa que, durante 40 anos, tratou com desvelo uma ave que o Ibama mandou recolher a um centro de triagem de animais silvestres. Um dia depois, a arara morreu.