Ir para o conteúdo principal

Terça-feira , 30 de Agosto de 2016.

Pensar em Dia Internacional da Mulher é pensar em luta - Artigo de Arilson da Silva



Artigos  Por Arilson da Silva,
presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso

Pensar em dia internacional da mulher é pensar em igualdade. Não por acaso a data 8 de março foi definida para lembrar as lutas das mulheres na sociedade por respeito, melhores condições de trabalho, valorização salarial, emprego digno, entre outras. A data nós faz refletir acerca de como a mulher é vista no ambiente de trabalho e como ela está sendo tratada.

De acordo com pesquisa realizada pelo Dieese na Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), as mulheres que trabalham no setor financeiro ganham menos que os homens, atendem mais clientes, são mais escolarizadas, são menos promovidas e ficam menos nos bancos. Esta realidade lamentável mostra que nossa sociedade não está respeitando as mulheres.

O mais agravante é que se a mulher for negra, sua situação no sistema financeiro é ainda pior, pois as oportunidades se limitam a cargos inferiores com pouquíssimas chances de ascensão. As mulheres encaram desafios diários nos bancos e ao perceber a falta de perspectiva, abrem mão do emprego, isso quando não são substituídas por outras mulheres que são mais jovens.

Pensar em dia internacional da mulher é pensar em respeito. Respeito aos direitos humanos, onde todos devem ser tratados com igualdade, onde o emprego seja uma conquista com base na competência e não no gênero. Ser valorizada, ter o direito de ser mulher, ser mãe, ter responsabilidades, são características marcantes nas trabalhadoras que lutam diariamente por reconhecimento.

A melhor forma de comemorar a data internacional da mulher é manter a luta por igualdade onde todas as pessoas são igualmente valorizadas. Parabéns, mulheres trabalhadoras pelo dia internacional.

Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

As opiniões técnicas e as decisões sobre capitalização de juros

No STJ, o julgamento de recurso especial se dará a partir de interpretação da prova pericial produzida na fase de Instrução. Portanto, a formulação de quesitos deve promover a comprovação incontestável de que todos os sistemas de amortização implicam em remuneração do capital em medida de juro composto”. Artigo do economista Evori Veiga de Assis.

A informatização do Judiciário

Ela se está prestando mais ao aperfeiçoamento das estruturas e métodos do que à fluidez e qualidade da prestação jurisdicional. Por outras palavras, o que melhora é o fluxo interno do trabalho, não a situação do destinatário, razão de ser dele – o jurisdicionado”.

Os Jogos Olímpicos ainda não acabaram!

“Na próxima quinta-feira (25) o Brasil vai querer ver como os senadores votarão e conquistarão as medalhas de ouro da honra; ou se serão eliminados e se lançarão no esquecimento, ou no rol de traidores da pátria”. Artigo do advogado Pedro Lagomarcino.

O direito de ser

“O processo de redesignação do sexo — realizado no campo saúde — há de contemplar a previsão de retificação automática de documentos relativos ao registro civil, a fim de evitar que, após a realização da cirurgia, ainda seja necessário o ajuizamento de medida judicial para a troca do nome”. Artigo de Flavia Piovesan, professora de Direito da PUC-SP e secretária especial de Direitos Humanos