Porto Alegre, 07.06.13 - Criação de Marco Antonio Birnfeld - Tel. (51) 32 32 11 00 - 123@espacovital.com.br
|
Google
Página inicial
Imprimir
Enviar
Aumentar fonte
Fonte padrão
Diminuir fonte
Compartilhar nas redes sociais
Infarto mata o jornalista Ubirajara Valdez enquanto fazia exercícios na esteira

(24.06.05)

  Morreu em São Paulo por volta das 21h de ontem,  aos 52 anos,  o jornalista Ubirajara Leme Valdez. Ele foi vítima de um colapso cardíaco ao praticar exercícios em uma esteira no Hotel Blue Tree Tower, onde estava hospedado. O corpo do jornalista está sendo removido nesta sexta-feira para Porto Alegre.

  Bira Valdez, como era conhecido, ocupava o cargo de diretor-geral da Band RS. Aos domingos à noite, comandava o programa Canal Livre, em rede nacional, na Bandeirantes. Ele estava em São Paulo a trabalho, entre outras coisas para preparar o programa que - agora, então, com outro apresentador, vai ao ar neste domingo.

  Bira já havia atuado tanto na Rádio Gaúcha quanto na RBS TV. Nesta, durante muitos anos, foi a voz forte e inconfundível que apresentava o telejornal RBS Notícias.

  Bira Valdez nasceu no Rio de Janeiro em 14 de janeiro de 1953. A paixão pelo rádio, ele atribuía, em parte, à mãe, que trabalhou como secretária da Rádio Nacional, no Rio. Bira teve o primeiro contato profissional com o rádio ainda na universidade, em 1972, em São Paulo. Era a primeira turma de jornalismo da Faculdade Objetivo.

  Sua vida profissional se iniciou na Jovem Pan. Começou como rádio-escuta, mas não demorou a passar para a redação e, em seguida, para a reportagem. 

  Com a carreira em ascensão, Bira decidiu enfrentar um novo desafio. Em 1975, veio morar em Porto Alegre, onde começou trabalhando na Rádio Gaúcha. Depois, passou pelas rádios Difusora e Guaíba. Ao mesmo tempo, começou a apresentar o Jornal do Almoço e o RBS Notícias. Saiu para administrar a própria empresa, uma produtora de áudio.

  Em 1993, a TV Bandeirantes estava colocando um novo programa no ar – o Rede Cidade. Bira Valdez foi convidado para assumir a equipe do telejornalismo responsável por essa produção. Um ano e meio depois, Bira assumiu a direção geral do grupo Bandeirantes no RS, dirigindo uma rádio AM, duas FM, e uma televisão, envolvendo cerca de 300 pessoas. Bira também atuou no teatro. Fez cursos e participou de peças, sempre alternando com a profissão de jornalista.

  Ele era casado com Ana Paixão Cortes, e tinha duas filhas,  Vitória, de seis e Paula Valdez, de 26 anos, a apresentadora da previsão do tempo no RBS Notícias.

 

 

Página inicial
Voltar ao topo
Imprimir
Enviar
Aumentar fonte
Fonte padrão
Diminuir fonte
|
(Horário de Brasília)
Av. Praia de Belas, 2266, 8º andar - Cep: 90110-000 - Porto Alegre - RS - Brasil
Desenvolvido por Desize.