Porto Alegre, 07.06.13 - Criação de Marco Antonio Birnfeld - Tel. (51) 32 32 11 00 - 123@espacovital.com.br
|
Google
Página inicial
Imprimir
Enviar
Aumentar fonte
Fonte padrão
Diminuir fonte
Compartilhar nas redes sociais
Marcus Vinicius Furtado Coelho pode ser próximo presidente nacional da OAB

(20.04.12)

Jornalesp.com
Marcus Vinicius, do Piauí, hoje é o favorito

A aproximadamente sete meses das eleições (diretas) para as Seccionais da OAB em todo o Brasil e a oito meses e alguns dias das eleições (indiretas) para a direção nacional da entidade, começa a decolar o nome do atual secretário-geral Marcus Vinicius Furtado Coelho (do Piauí) como um possível nome de consenso para ser o próximo dirigente máximo.
 
Tramita na Comissão de Justiça da Câmara um projeto do deputado Hugo Leal (PSC-RJ) que reabre o debate das eleições diretas para a direção nacional da OAB. Mas o projeto não vai deslanchar este ano - é uma possibilidade apenas para as eleições seguintes, na primeira semana de janeiro de 2016.

Passados 29 anos do início da campanha das "Diretas Já", a diretoria do Conselho Federal continua a ser escolhida por meio de um sistema no qual  81 conselheiros federais, representando as 27 seções estaduais da Ordem, escolhem a direção da entidade.
 
Assim, exemplificando, as seccionais de Roraima e do Amapá, onde há 1.770 advogados - 0,26% de um universo de 696 mil de profissionais da Advocacia - têm o mesmo peso que as do Rio Grande do Sul (70 mil inscritos, dos quais 22 mil totalmente atuantes); São Paulo e do Rio, onde há 348 mil eleitores, com 50% da categoria.

Pelo ritual de hoje, os advogados de cada Estado elegem diretamente três conselheiros federais e estes escolhem a diretoria da instituição. A nova diretoria precisa de 42 votos e pode consegui-los nas bancadas de Estados que, juntos, não somam 20% de advogados regularmente inscritos.

Página inicial
Voltar ao topo
Imprimir
Enviar
Aumentar fonte
Fonte padrão
Diminuir fonte
|
(Horário de Brasília)
Av. Praia de Belas, 2266, 8º andar - Cep: 90110-000 - Porto Alegre - RS - Brasil
Desenvolvido por Desize.